Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 01 de Dezembro de 2005 às 22:39
Por: Sonia Jacinto

    Imprimir


O Prêmio Ciências no Ensino Médio será entregue aos vencedores no dia 6 próximo, em solenidade no auditório do edifício-sede do Ministério da Educação, em Brasília. Cada uma das 19 escolas vencedoras na categoria estadual vai receber R$ 20 mil. A cada uma das três vencedoras da categoria nacional caberão R$ 60 mil.

O prêmio, destinado a escolas da rede pública, tem por objetivo o aperfeiçoamento do aprendizado nas áreas ciências da natureza e matemática integrado às demais áreas do conhecimento. Na edição deste ano, concorreram 306 projetos - na primeira, foram cerca de 150 inscritos. Com exceção do Piauí, todos os estados, além do Distrito Federal, inscreveram projetos - 192 na categoria estadual e 114 na nacional.

Segundo o professor Pedro Tomaz Neto, técnico do departamento de políticas de ensino médio do MEC, os projetos abrangem os mais variados temas, como doenças tropicais, física, astronomia, questão do lixo, recuperação de rios e mananciais e temática sexual. A Escola Estadual Professora Jane Assis Peixoto, de Nova Viçosa, Bahia, venceu na categoria estadual com um tema bem atual: Namorar ou Ficar? "Esse projeto surgiu na escola a partir de uma pesquisa com os adolescentes. Ele tem o objetivo de trabalhar valores e situar o sexo num contexto mais amplo de relacionamento entre seres humanos", disse Pedro.

A Lavoura Canavieira em Juripiranga foi o tema que valeu o prêmio nacional para a escola de ensino fundamental e médio Teonas da Cunha Cavalcante, de Juripiranga, Paraíba. Diante da necessidade de trabalhar para ajudar no orçamento familiar, os estudante trocam a sala de aula pela lavoura canavieira, principalmente no período de corte da cana-de-açúcar. Conseqüentemente, passam a apresentar baixo rendimento escolar. Diante do problema, os professores elaboraram proposta para melhorar o rendimento a partir da integração dos conhecimentos científicos com a valorização da participação ativa, prática e conceitual dos alunos.

O prêmio é desenvolvido pelo Departamento de Políticas de Ensino Médio, da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). A relação dos projetos vencedores está na internet.




Fonte: Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/332124/visualizar/