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Educação/Vestibular
Segunda - 28 de Novembro de 2005 às 09:38
Por: Soraia Ferreira

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Criado para fazer a qualificação continuada dos profissionais da Educação, os Centros de Formação Atualização do Professor (Cefapros) desenvolvem trabalhos que visam a promoção de uma educação inclusiva e de qualidade. O Cefapro de Juína, que atende oito municípios, tem feito um trabalho direcionado para garantir o processo ensino-aprendizagem.

Os Cefapros, que têm o objetivo específico de executar a política de formação e auxiliar as escolas estaduais no planejamento e desenvolvimento de formação, estão situados estrategicamente em 12 municípios do Estado.

Conforme a técnica da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Tiana Menezes os formadores do Cefapro de Juína estão fazendo um trabalho específico, indo em todas as regiões. “Aquela região é de difícil acesso e os profissionais enfrentam grandes dificuldades para oferecer auxílio pedagógico”, disse.

Uma das cidades atendidas pelo Cefapro de Juína é Rondolândia. Para chegar até lá os formadores percorrem mais de mil quilômetros em estrada de chão. “A dificuldade instiga os professores a participarem efetivamente da qualificação de forma maciça e o resultado é a melhoria do ensino”, frisa Tiana.

O Cefapro de Juína oferece qualificação a 1.426 professores de 263 escolas da rede estadual de educação dos municípios de Juína, Brasnorte, Juruena, Rondolândia, Colniza, Aripuanã, Cotriguaçú e Castanheira. Os professores da rede municipal também são beneficiados com as capacitações, por meio de um Termo de Cooperação Técnica firmado com as prefeituras.

Os dez formadores, do Centro oferecem cursos em Formação Humana e em Projetos Integrados para os Ciclos. O trabalho também é feito com coordenadores pedagógicos, que são orientados sobre o projeto Sala do Professor.





Fonte: Assessoria/seduc-MT

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