Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 28 de Novembro de 2005 às 07:14
Por: Dra. Lou de Olivier

    Imprimir


É comum em famílias, sejam grandes ou pequenas, algumas desavenças. Algumas vezes, essas desavenças são logo solucionadas, com pedidos de desculpas e até algum presente ou lembrancinha, o que faz, ao menos, teoricamente, que os envolvidos esqueçam o incidente.

Se essa reconciliação for mesmo verdadeira, ótimo, todos seguem como se nada tivesse ocorrido. Mas, o que acontece na maioria das vezes, é que não pede-se as devidas desculpas, ou então, tenta-se desculpar com frases subjetivas ou presentes “fora de hora” que acabam não surtindo o efeito desejado, já que não dizem a que vieram. Também pode acontecer de duas ou mais pessoas desentenderem-se, chegarem a pedir desculpas, mas guardarem algum ressentimento ou então não verem seus próprios erros e imaginarem que o outro (ou outros) é que precisa desculpar-se. E mais uma série de atitudes que acabam por prejudicar muito as relações.

É ai que entram datas comemorativas que, em alguns momentos, são usadas para “justificar” uma reconciliação. Aniversário, dia das mães, dos pais, e tantas outras datas que parecem a desculpa perfeita para um presente e um sorriso de paz. Dentre as datas comemorativas, sem dúvida, o natal é a que mais nos impulsiona a isso. O próprio clima parece propício; músicas natalinas, muitas luzes coloridas e piscantes, formando desenhos e paisagens por toda a cidade e, seja qual for o clima do país, parece que sempre combina com essa festividade. Ao aproximar-se a data, todas as pessoas parecem atingidas pelo espírito natalino, ficam mais alegres, sensíveis, compreensivas, desculpam-se com mais facilidade e, no auge, ou seja, no dia de natal, todos abraçam-se, comovidos e unidos numa felicidade que parece eterna.

Mas, logo vem janeiro com seus IPTUs, IPVAs e tantos “IP alguma coisa” que acabam tornando as pessoas novamente carrancudas, agressivas e lá se vai todo aquele clima natalino que parecia ter conquistado a todos em definitivo. Para solucionar isso de uma vez por todas, é preciso ver o natal, assim como qualquer data comemorativa, como uma grande oportunidade de reconciliação, desde que seja verdadeira e duradoura.

Caso contrário, será apenas mais um dia feliz em meio a tantos, infelizes e improdutivos. E, para pessoas que têm conflitos mal resolvidos ou grandes atritos, o melhor a fazer será procurar uma boa terapia, resolver a fundo, as questões e deixar que o natal cumpra seu verdadeiro papel, que é o de comemorar o nascimento de Cristo (para quem segue os preceitos cristãos) e o de confraternizar a todos como irmãos sejam eles pacíficos ou “brigões”. Insistir em “fazer as pazes” no natal só tornará o atrito maior e a data menos significativa do que realmente é.

Dra. Lou de Olivier – Psicopedagoga e Multiterapeuta – http://www.psiconeuroarte.hpgvip.com.br ou http://paginas.terra.com.br/educacao/portaldofuturo Fones: 0xx11- 93853992 ou 0xx11- 83058792




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/332975/visualizar/