Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 22 de Novembro de 2005 às 10:12
Por: Raquel Ferreira

    Imprimir


Sessenta e três escolas da rede estadual de ensino receberam na noite desta segunda-feira (21) o reconhecimento da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) pelo seu bom desempenho. Elas foram premiadas pelo Concurso Minha Segunda Casa, instalado pelo governo do Estado e o Prêmio de Referência Nacional em Gestão Escolar/2005, que tem parceria do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Educação (Consed), além da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Ensino (Undime).

Conforme explicou a secretária de Estado de Educação, Ana Carla Muniz, os prêmios têm o objetivo de estimular a comunidade escolar a criar uma cultura de conservação do patrimônio público. Além disso, ela fez um relato sobre os investimentos do governo do Estado na infra-estrutura das escolas, citando a informatização de 100% das secretarias das unidades de ensino, e a construção, ampliação e reforma de escolas.

“Encontramos uma situação caótica em 2003. Eram escolas que estavam há mais de 10, 15, 20 e até 40 anos sem receber uma reforma geral. Além da falta de carteiras e outros materiais básicos. Já fizemos muito. Foram mais de R$ 113 milhões investidos somente na rede física. Este recurso foi destinado para a construção de mais de 88 escolas, a reforma de outras 379 e a ampliação de outras 63 até o mês de junho de 2005”, salienta Ana Carla.

As unidades escolares “Renilda Silva Moraes” (Rondonópolis), “Juscelino Kubitschek” (Nova Xavantina) e “Maria Luiza Nunes Bezerra” (Juara) foram reconhecidas como Referências Nacionais em Gestão Escolar, nas três primeiras colocações respectivamente. Sendo que a primeira colocada recebeu um computador e um aparelho de DVD, a segunda um retro-projetor e um aparelho de DVD e a terceira um liquidificador industrial e um aparelho de DVD.

Destas três, a Escola Renilda, que ficou em primeiro lugar ainda concorrerá em Gramado (Rio Grande do Sul) com outras escolas estaduais ao prêmio melhor do Brasil. A diretora da instituição, Margarida Aracy Campos e Silva, também foi premiada com uma passagem para os Estados Unidos da América. Além da premiação, todas as três unidades escolares receberão diplomas de Referência Nacional em Gestão Escolar e um kit educativo.

Já pelo prêmio Minha Segunda Casa, 60 instituições de ensino foram premiadas utilizando as seguintes categorias: pequeno, médio e grande porte, por pólos. As que ficaram nas primeiras colocações, como a E.E. Faustino Dias de Santo Antonio do Leverger, que ganhou em pequeno porte, receberam um diploma de escola Referência Estadual em Conservação do Patrimônio, uma TV 29’ e um DVD. As que ficaram em segundo lugar, como a E.E. Souza Bandeira (Cuiabá) de médio porte, receberam um micro system. Todas elas receberam disc-mans e bolas.

A diretora da Escola Estadual Juscelino Kubitschek, Maria Aparecida, se emocionou ao receber o prêmio. Ela destacou que esta é a terceira vez que a unidade é reconhecida como referência em Gestão. “Fico muito feliz em saber que cumpri bem meu objetivo como diretora, e é gratificante ver o nosso trabalho reconhecido. Ações como essa estimulam a nossa vontade de oferecer cada vez mais uma educação de qualidade”, finalizou.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/334462/visualizar/