Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Noticias da TV
Segunda - 21 de Novembro de 2005 às 17:44
Por: Jill Kipnis e Emmanuel Legrand

    Imprimir


A cantora irlandesa Enya tem um histórico profissional sólido, tendo vendido 65 milhões de álbuns em todo o mundo, segundo seu selo. Mas ela não tem medo de assumir riscos com seu novo lançamento, o primeiro em cinco anos.

O álbum Amarantine, com 12 faixas, da Reprise/Warner Bros., atinge um novo nível de perfeição. Recheado dos vocais celestiais que são a marca registrada de Enya e de arranjos assombrosos, o projeto ¿ que deve ser lançado em 21 de novembro ¿ exibe sua voz e seus talentos linguísticos como nunca antes.

Os álbuns anteriores apresentavam Enya cantando em inglês e gaélico e, ocasionalmente, em latim, galês e espanhol. Em Amarantine, ela apresenta três faixas em loxian, língua criada por sua letrista de muito tempo, Roma Ryan.

O novo projeto também inclui uma faixa em japonês; as demais são em inglês.

"Quando você está em estúdio, seu sucesso anterior não conta", diz Enya. "Deixo isso do lado de fora da porta, de forma a poder capturar 12 pequenas histórias distintas. Não me concentro em ser comercial."

Seu último álbum, A Day Without Rain, vendeu 13 milhões de cópias em todo o mundo, tornando-se seu disco de maior sucesso, segundo a Reprise/Warner Bros..

Foi o quarto álbum mais vendido nos Estados Unidos em 2001, e chegou ao segundo lugar no Billboard 200, onde passou 103 semanas. Com ele, Enya ganhou seu terceiro Grammy como melhor álbum new age.

Ela também lançou o single Only Time, que se tornou um hino do pós-11 de setembro (apesar de ter sido gravado antes dos ataques).

Enya diz que a gravação de Amarantine aconteceu da mesma forma que seus álbuns anteriores, levando quase dois anos para ser finalizado.

Para cada faixa, Enya escreveu uma melodia que depois foi trabalhada pelo produtor/arranjador Nicky Ryan e por sua mulher, Roma.

O casal Ryan trabalha com Enya desde 1987. Anteriormente, Nicky Ryan dirigiu a banda Clannad, formada por Enya e parentes dela.

A cantora já havia experimentado novas línguas quando participou da trilha sonora de O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel, de 2001.

"Quando eu me deparava com uma canção, cantava sons junto com ela de forma a capturar seu sentimento", lembra Enya. "Roma usou alguns daqueles sons para criar essa língua. Tínhamos usado a língua fictícia elvish no Senhor dos Anéis e ficou muito bom."

Enya diz que enquanto colaborava com Roma Ryan na faixa Water Shows the Hidden Heart, do novo álbum, elas perceberam que a letra não funcionava bem em inglês, gaélico ou latim.

"Roma sugeriu uma língua fictícia e tentou criar uma cultura e história para essa língua", diz Enya. "Os loxians vivem em outro planeta e se perguntam se são os únicos que existem. É uma bela idéia."

Ela apresenta mais duas faixas em loxian ¿ Less Than a Pearl e The River Sings. A faixa-título, que é em inglês e centrada no amor eterno, será o primeiro single do álbum. O single será lançado internacionalmente em 5 de dezembro.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/334625/visualizar/