Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 21 de Novembro de 2005 às 14:43
Por: Marcia Raquel

    Imprimir


Vinte e quatro estudantes de Cuiabá e Várzea Grande tomaram posse na manhã de sexta-feria (18.11) no Parlamento Mirim. Os alunos, de 5ª a 8ª séries, tiveram seus projetos selecionados entre os 70 que concorreram ao cargo. O Parlamento Mirim é um projeto de autoria do deputado estadual Humberto Bosaipo e contou com o apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Para o secretário adjunto de Gestão e Administração Financeira da Seduc, Noí Borges Scheffer, que participou da solenidade de posse dos parlamentares mirins representando a secretária de Educação Ana Carla Muniz, a implantação do Parlamento Mirim é uma oportunidade de se estudar qual é o papel do Legislativo, poder que dá estrutura às demais instituições.

“Embora seja um momento de conhecer os projetos e suas tramitações, talvez seja o momento de saber qual é o verdadeiro papel desse poder”, disse Scheffer ao fazer uso da tribuna. Segundo o secretário adjunto, este é o momento em que os estudantes poderão olhar para o parlamento e aprender já na escola o seu papel de promover mudanças. “As escolas podem aproveitar para promover discussões e não ficar só na questão da disputa, que é, sem dúvida, a parte menor da política”, acrescentou.

O Parlamento Mirim é composto por 15 deputadas e nove deputados, sendo 14 representantes de escolas de Cuiabá e 10 de escolas de Várzea Grande. O projeto, proposto em dezembro de 2001, integra o Programa Jovem cidadão, que conta também com o projeto Por Dentro do Parlamento, que promove visitas orientadas à Assembléia Legislativa.

Durante a sessão ordinária, realizada na tarde de sexta-feira, os deputados mirins aprovaram 23 projetos de lei. A maioria deles diz respeito a Educação, Meio Ambiente, Cultura e Direitos Humanos. Em 2006 o Parlamento Mirim se reunirá novamente para discutir em audiências públicas os projetos aprovados.

Eleição da Mesa Diretora – Logo após a posse dos deputados mirins, os parlamentares elegeram a Mesa Diretora. Por 18 votos a seis, a chapa 1, formada pela presidente Ingrid Daiane Silva, 14 anos, (Partido Temático – Direitos Humanos), da Escola Estadual da Polícia Militar Tiradentes, pelo primeiro-secretário Otávio Lobo Cavalcante, 11 anos, (Partido Temático – Educação), da Escola Estadual Alcebíades Calhao e pela segunda-secretária Suzany de Medeiros Siqueira, 14 anos, (Partido Temático – Educação), do Colégio Liceu Salesiano São Gonçalo , foi eleita para a primeira Legislatura do Parlamento Mirim de Mato Grosso.

Duas chapas concorreram ao pleito, sendo que a segunda foi composta pelas alunas Fabrícia Ferreira (Partido Temático – Direitos Humanos), Kisla Teixeira (Partido Temático – Esportes) e Louise Rodrigues (Partido Temático – Educação).





Fonte: Assessoria/Seduc-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/334680/visualizar/