Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 21 de Novembro de 2005 às 14:42
Por: Aluízio De Azevedo

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) deflagrou na manhã desta segunda-feira (21.11) o processo de Eleição de Diretores. O pontapé inicial para a escolha dos gestores das 633 escolas da rede estadual de ensino foi dado pela secretária de Estado de Educação, Ana Carla Muniz, durante abertura do Ciclo de Estudos do Processo Eleitoral 2006.

A abertura, do evento, que acontece até a terça-feira (21.11), contou com a participação do Coral de Libras Mãos Encantadas, da Escola Estadual Diva Hugueney. O encontro é dirigido para cerca de 200 pessoas, entre Assessores Pedagógicos, representantes de unidades escolares onde não há Assessorias Pedagógicos e Diretores dos Centros de Atualização e Formação dos Professores (Cefapros).

Durante o ciclo, os participantes, que tem a missão de coordenar o processo seletivo em seus municípios, receberão informações sobre as diretrizes e políticas educacionais da Seduc. Na ocasião, eles receberão um kit com material de apoio às eleições para diretores e membros dos Conselhos Deliberativos da Comunidade Escolar (CDCEs), contendo três cadernos: “Ciclo de Estudos do CDCE”, “Ciclo de Estudos dos candidatos a Diretores”, e “Kit de inscrições”.

Conforme esclarece Ana Carla, esses profissionais serão os multiplicadores dessas informações junto aos candidatos a diretores de escolas e membros do CDCE. “Acreditamos que a Gestão Democrática Escolar é mais do que a simples eleição do diretor da escola. Ela é sim o envolvimento de toda a comunidade na gestão da unidade, o engajamento na cobrança pelo projeto político pedagógico da escola, ética e cidadania”.

A secretária enfatizou ainda que o processo de Gestão Democrática de Mato Grosso é referência no país e destacou que os participantes do Ciclo têm papel fundamental na eleição de diretores comprometidos e com perfis de administradores.

“No século passado, a grande luta na educação foi pelo acesso às vagas. Agora o nosso desafio é a permanência dos alunos na escola e oferecimento de uma educação de qualidade. Por isso, temos que vencer este desafio, pois a escolha de um bom diretor, juntamente com a atuação dos conselhos deliberativos, são fatores fundamentais neste processo”, finaliza.

O vereador por Várzea Grande, professor Wilton Coelho e a superintendente de Gestão Escolar da Seduc, Roberta Maria Penna, também participaram da abertura do evento.





Fonte: Assessoria/Seduc-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/334682/visualizar/