Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 21 de Novembro de 2005 às 14:40
Por: Joanice de Deus

    Imprimir


A mobilização do dia “D” de combate a dengue realizada na manhã do último sábado (19.11), na praça Ipiranga, em Cuiabá, chamou a atenção de quem passava pelo local.

Realizada pela Secretarias de Estado de Saúde (Ses) e Secretaria Municipal de Cuiabá, a atividade alertou a população para o fato de que vencer a dengue é uma tarefa que exige esforço tanto do poder público como da sociedade. “O apoio da população no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue é muito importante nesse início do período das chuvas em Mato Grosso.”, disse a coordenadora de Vigilância Ambiental da Ses, Vera Lúcia Dias Lopes.

Ao mesmo tempo em que as pessoas paravam para assistir as atividades lúdicas com o tema “Dengue”, danças, shows de paródias e teatro, elas receberam material educativo e informativo de como devem proceder para combater os focos da dengue em suas casas. Os humoristas Nico e Lau reforçaram em seu show as informações de prevenção. O slogan utilizado pelo Ministério está sendo “Para combater a dengue você e a água não podem ficar parados”, e do Estado de Mato Grosso é: “Precisamos de você para dar um fora nesse mosquito – Dengue, ainda não vencemos essa batalha. A contribuição de todos para prevenir e controlar a dengue é fundamental e o grande multiplicador das informações em saúde é a população”, reforçou Vera Lúcia.

A dona de casa Lezina Alair de Campos, 54 anos, moradora do CPA IV que estava participando do evento, garantiu que vem fazendo sua parte. “Procuro manter a caixa d’água sempre bem fechada e jogar areia nos vasinhos de plantas”, disse. Ela também afirmou que costuma orientar os vizinhos para que não deixem pneus, tampinhas de garrafas jogados no quintal.

De acordo com o diretor de Vigilância à Saúde e Ambiente de Cuiabá, Gerson Blat, as ações de controle da dengue fazem parte da rotina do serviço de saúde do município. “A dengue está sob controle há pelo menos dois anos na Capital, mas é sempre bom reforçar as ações de prevenção”, disse.

Vera Lúcia avisou que Mato Grosso está com um plano de contingência que vai abranger 33 municípios prioritários no enfrentamento e controle da dengue e que prevê toda uma logística para o combate à doença da doença no período de maior incidência que é durante as chuvas, incluindo capacitações, controle epidemiológico, ações de educação em Saúde e inclusão da sociedade civil organizada.





Fonte: Assessoria/Ses-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/334684/visualizar/