Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 21 de Novembro de 2005 às 09:56

    Imprimir


Compartilhar projetos, avaliar as ações implementadas e buscar alternativas para o sucesso da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município de Várzea Grande. Estes foram temas abordados do II Seminário da Educação de Jovens e Adultos, promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC). Cerca de 80 pessoas, entre diretores, coordenadores e professores, participaram do evento.

“Este é o momento para refletirmos sobre a EJA no município. Os avanços e entraves deste ano letivo. Esta é uma área da educação na qual precisamos trabalhar para que sejamos referencial não só na quantidade de alunos matriculados, mas também da qualidade do ensino ofertado a esses alunos”, frisa o secretário titular da pasta, Elismar Bezerra.

Segundo dados da Secretaria de Estado de Educação, Várzea Grande ostenta o maior número de adultos matriculados na rede pública de Mato Grosso este ano letivo. Conforme informações da Divisão de Legislação e Normas da SMEC, as nove escolas da rede municipal que ofertam a modalidade têm, aproximadamente, 2,9 mil alunos freqüentes.

O ex-secretário de Educação de Cuiabá, Carlos Maldonado, assinalou a importância da aplicação de uma boa metodologia de ensino aos alunos da EJA.

“O grande desafio é proporcionar educação de qualidade a esses jovens e adultos que lhes assegure o acesso à diplomação do terceiro grau, pois as capacidades humanas são, hoje, fundamentais para o desenvolvimento das cidades”.

No primeiro dia de seminário, as escolas puderam expor os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano na EJA. Uma das grandes preocupações dos educadores é quanto à permanência dos alunos na escola. Assim, a maior parte dos projetos primava pela manutenção da presença em sala de aula.

A escola municipal “Benedita Bernardina Curvo”, no bairro Nova Ipê, por exemplo, transformou as aulas das sextas-feiras à noite – dia de maior evasão de alunos – em sessões de cinema.

Um item bastante elogiado pelos professores foi a inclusão da merenda escolar no período noturno. De acordo com a diretora da escola municipal “Oscar da Costa Ribeiro”, no bairro São Mateus, Eva de Paula, em relação ao ano passado, houve redução de mais de 20% no índice de evasão escolar este ano.

“Em 2004, registramos 37,5% de evasão escolar na EJA. Este ano, apenas 17,3% não comparecem às aulas. Um dos fatores de permanência desses alunos em sala foi, com certeza, a oferta de merenda escolar por esta atual administração”, observou.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/334769/visualizar/