Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 18 de Novembro de 2005 às 17:00
Por: Aluízio De Azevedo

    Imprimir


Os alunos do projeto Educom.Rádio da Escola Estadual Raimundo Pinheiro, localizada no bairro Coxipó, em Cuiabá, estão participando ativamente do I Fórum da Educação e Diversidade, que acontece no Hotel Fazenda Mato Grosso, entre os dias 11 a 18 deste mês. Eles realizam a cobertura diária do evento, produzindo programas, os quais estão sendo veiculados durante os almoços e jantares e posteriormente serão transmitidos na escola.

No total, oito estudantes já entrevistaram todos os palestrantes e puderam adquirir mais conhecimentos sobre diversidades cultural, étnicas, raciais, sexuais e religiosas, entre outras. É o caso do aluno da 2º série do Ensino Médio, Jonas Leite, 17 anos, que diz ter aprendido muito sobre os diversos temas tratados no Fórum. “E o mais importante é que vamos poder compartilhar essas informações com os nossos colegas na escola”, salienta.

Atenta às entrevistas realizadas pelos alunos e coordenando o trabalho, a professora da escola, Elke Pailo, destaca que o projeto vem mudando a forma de ensino-aprendizagem na escola. “Muitos dos nossos alunos tinham vergonha até de falar em sala de aula, e outros ainda falavam de mais. Com o Educom.Rádio estamos moldando esses aspectos, além de abordarmos temas relativos à educação nos nossos programas”, observa.

O coordenador do projeto Educom.Rádio em Mato Grosso, técnico da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Luciano Morais Sobrinho, destaca que o Fórum é muito pertinente, já que as diversidades geralmente são consideradas tabus. “Tenho certeza que vamos sair com uma mudança de olhar para essas questões. Além do que, é importante que haja essas trocas de experiências entre os colegas de outros municípios”, frisa.

O projeto, além de melhorar o ensino-aprendizado e proporcionar a aquisição de novos conhecimentos aos 15 alunos que participam na escola, vem despertando algumas paixões pela área da comunicação. A aluna do Ensino Médio, Carla Barros, 17 anos, por exemplo, já decidiu que realizará o curso de Comunicação Social. “Estou em dúvida entre Jornalismo e Publicidade e Propaganda”, observa.

O Educom.Rádio é um projeto integrante do programa Inclusão pela Educação (IPE), da estratégia de governo Escola Atrativa. Hoje ele está instalado em 20 escolas de Ensino Médio da rede estadual de ensino, incluindo uma escola indígena, localizada na aldeia Sangradouro (Peixoto de Azevedo). É uma ação da Seduc em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e Universidade de São Paulo (USP).





Fonte: Assessoria Seduc/MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/335241/visualizar/