Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 18 de Novembro de 2005 às 16:52
Por: Danielle Tavares

    Imprimir


Secretaria de Estado de Cultura anunciou um financiamento do projeto da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) que prevê a reedição de obras raras da literatura matogrossense. Em reunião com o Conselho Estadual de Cultura, no último dia 11 em Cuiabá, foi aprovado orçamento de cerca de 80 mil reais para a publicação de seis títulos.

A lista contempla autores que marcaram a produção literária no Estado, no período que se estende do século XVII até meados do XX, em diferentes gêneros: lírico, conto e romance, teatro, crítica teatral e literária.

Foram indicados como possíveis nomes a serem revisitados, Padre Pombo, com representativa produção para teatro, contos de José de Mesquita, além dos poetas Lourival Matos e Rubens de Castro. Já a crítica literária será composta a partir de documentos e jornais da época, levantados junto aos acervos da Academia Mato-grossense de Letras, Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, UFMT e acervos particulares.

A intenção é contribuir para a pesquisa, preservação e divulgação de obras que não entraram no circuito comercial e, no entanto, são representativas para a história literária de Mato Grosso. Nesse sentido, afirma o Diretor do Instituto de Linguagem da Unemat, Isaac Newton de Almeira Ramos, como contrapartida, exemplares serão doados a bibliotecas públicas em cidades pólos e de Universidades. “Paralelamente, o grupo se compromete a realizar palestras para divulgar e ampliar os estudos sobre esses autores”.

O Projeto de Pesquisa da Unemat “Preservação e difusão da literatura mato-grossense do início do século XX” previa, inicialmente, a publicação de dois títulos. A primeira conquista foi a reedição de “História da Literatura Mato-grossense”, de Rubens de Mendonça- autor que atuou no campo das Letras, da História e do Jornalismo. E está pautada a publicação do romance “Mirko”, de José de Mesquita. Esse projeto foi elaborado pelos professores do departamento de Letras da Unemat em Sinop, Genivaldo Sobrinho e Walnice Vilalva, ampliou-se e conta com o apoio de pesquisadores que puderam contribuir somando às áreas.

Estiveram reunidos em Cuiabá, no último 11 de novembro, na Secretaria de Estado de Cultura, os professores da Unemat o Diretor do Instituto de Linguagem da Unemat, Isaac Newton de Almeida Ramos, os professores do departamento de Letras em Sinop, Genivaldo Sobrinho e Walnice Vilalva, com os presidente da Academia Matogrossense de letras, Carlos Gomes de Carvalho e o Secretário de Estado de Cultura, João Carlos Vicente Ferreira.





Fonte: Assecom/Unemat

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/335253/visualizar/