Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 17 de Novembro de 2005 às 08:44
Por: Nika Pereira

    Imprimir


Depois de quase três meses de implantação, a rádio escola tem mudado a rotina escolar de alguns alunos da etnia Xavante. Eles estão unindo educação e comunicação, montando programas que abordam temas voltados para a cultura do povo Xavante. Por meio da rádio, 20 jovens que fazem os Ensinos Fundamental e Médio divulgam os projetos e os eventos da escola e da aldeia.

Esta é uma ação desenvolvida pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio do programa de Inclusão pela Educação (IPE), integrante da Estratégia de governo Escola Atrativa. “O rádio tem proporcionado uma maior integração entre a escola e a comunidade indígena, inclusive divulgando eventos de outras aldeias, com isso, estamos contribuindo para o processo educativo pedagógico do povo Xavante”, disse o coordenador do projeto Luciano de Moraes Sobrinho.

O diretor Tarley da Guia Nunes da Mata destaca que a rádio causou uma mudança extraordinária no comportamento dos alunos. “Eles desenvolvem o lado criativo por meio da produção de texto e das redações, que são lidas durante a programação, sempre voltada para a preservação da cultura”, disse.

Localizada no município de General Carneiro (a 449 km de distância) dentro da reserva indígena de Sangradouro, a Escola Indígena Estadual São José foi uma das 20 escolas estaduais contempladas pelo projeto Educomrádio. Até o momento, 19 rádios já foram implantadas.

O projeto Educomrádio Centro-Oeste também conta com a parceria da Universidade de São Paulo (USP), por meio do Núcleo de Comunicação e Educação e o Ministério de Educação e Cultura (MEC).




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/335565/visualizar/