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Educação/Vestibular
Quinta - 17 de Novembro de 2005 às 08:39
Por: Sandra Costa

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Nos dias 10 e 11 de novembro, quarenta gestores de escolas estaduais e municipais de Mato Grosso, em exercício, participaram do terceiro módulo do “Projeto Piloto Escola de Gestores”. Essa formação é realizada em uma parceria da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) com o Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O objetivo é capacitação destes gestores no ambiente on-line, para que façam uso dos recursos tecnológicos na melhoria da gestão democrática. “Esse curso auxilia o gestor a pensar, essencialmente, na construção de um projeto político pedagógico. Isso contribui na busca da qualidade de ensino, que é o nosso objetivo maior”, frisou Eleni Bazzano de Oliveira, gerente de Planejamento e Avaliação da Superintendência de Gestão Escolar da Seduc.

O projeto, que é pioneiro no Brasil, está sendo desenvolvido na modalidade de Educação à distância, com encontros presenciais e recursos tecnológicos que viabilizem, fundamentalmente, a aprendizagem dos Gestores-cursistas. O curso é dividido em cinco módulos e este é o segundo encontro presencial realizado em Mato Grosso.

Este módulo foi ministrado pela doutoranda na área de Gestão Escolar da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Puc-SP), Mariluci Alves Martino. Durante a formação, os cursistas participaram de várias dinâmicas em grupo, trabalhando os temas: Aprendizagem Colaborativa, Compartilhando o processo e os resultados da ação, Gestão do Conhecimento e Analisando o trabalho coletivo.

O diretor da E.E. Agenor Ferreira Leão, Edson Evangelista dos Santos, revelou que o curso serve para refletir as ações do gestor na escola. “Muitas das respostas que procuramos, para auxiliar na administração escolar, estamos encontramos aqui”. Ele ainda afirma que todas as idéias que contribuem no fortalecimento da gestão escolar têm que continuar.

Para acompanhar esta etapa do projeto Escola de Gestores, esteve presente o coordenador do projeto pela PUC, doutor Fernando José de Almeida. Ele explica que a função do gestor é articular as três dimensões: o administrativo, político e pedagógico. “Com o uso de novas tecnologias, o gestor poderá desenvolver suas atividades com mais eficiência, multiplicando suas ações dentro da escola”, analisou.

O projeto Escola de Gestores está sendo desenvolvido em 10 Estados. Em Mato Grosso, o projeto começou em setembro e é coordenado pela Superintendência de Gestão Escolar da Seduc e pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso (Undime).




Fonte: Secom - MT

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