Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 12 de Novembro de 2005 às 13:15

    Imprimir


O Ministério da Saúde do Japão investiga o caso da morte de um adolescente que sofreu alucinações após ingerir o medicamento Tamiflu e assegura que a "conduta anormal" produzida pela droga antiviral pode levar a acidentes fatais, informa hoje um diário local.

A revelação é feita em meio ao crescente temor de uma epidemia de gripe aviária na Ásia e pouco depois de o governo japonês anunciar seus planos de aumentar as reservas do medicamento fabricado pela empresa suíça Roche e usado também contra a gripe convencional.

O caso reconhecido pelo Ministério da Saúde será explicado hoje em reunião da Sociedade Japonesa de Doenças Infantis Contagiosas, pelo doutor Rokuro Hama, segundo o periódico Mainichi.

Hama, que dirige um instituto de supervisão de fármacos com sede em Osaka, a segunda cidade do Japão, foi consultado pelas famílias de dois adolescentes que morreram após ingerir Tamiflu.

Os adolescentes sofreram perturbações mentais que levaram a suas respectivas mortes, informa o jornal.

Um deles, um jovem de 17 anos, pulou em frente a um caminhão e morreu atropelado em fevereiro de 2004 após tomar uma cápsula de Tamiflu, remédio vendido no Japão somente com receita médica.

Em julho passado o distribuidor no Japão de Tamiflu, a empresa Chugai Pharmaceutical, informou do caso explicando que "não se pode negar o vínculo da causa à droga".

Atualmente, o Tamiflu no Japão leva uma aviso que adverte de efeitos secundários como "conduta anormal" e "alucinações", continua a informação.

No segundo caso, ocorrido em fevereiro passado, outro adolescente de 14 anos tomou uma cápsula de Tamiflu e duas horas depois seu corpo foi achado descalço em frente ao edifício onde vivia.

A polícia encontrou suas pegadas digitais em uma varanda no nono andar do edifício, indica o Mainichi, assegurando que nenhum dos dois jovens tinha antecedentes de distúrbios mentais.

O Tamiflu (oseltamivir) pode ser eficaz perante uma hipotética pandemia entre humanos, provocada por uma possível mutação do vírus da gripe aviária que lhe permita ser transmitida de pessoa para pessoa.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/336328/visualizar/