Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 01 de Junho de 2005 às 13:46

    Imprimir


Mato Grosso prepara a 1ª etapa da Campanha Nacional contra Poliomielite ou Paralisia Infantil, que será realizada no dia 11 de junho, das 8h às 17h, nos postos de vacinação dos municípios. Para a realização da campanha, que tem como slogan "Vence mais uma, Brasil", a Secretaria de Estado de Saúde (Ses) estará disponibilizando 450 mil doses da vacina Sabin às cidades mato-grossenses. No estado, o objetivo é imunizar 286.720 crianças menores de cinco anos.

De acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Superintendência de Saúde Coletiva (Susac), Beatriz Alves de Castro Soares, somente para Cuiabá, onde a meta é vacinar 47.706 crianças, serão disponibilizadas 67 mil doses da Sabin. Já Várzea Grande receberá 36 mil doses da vacina, sendo que 25.297 mil crianças deverão ser imunizadas. Em todo estado, a campanha envolverá servidores públicos, privados e voluntários.

Conforme Beatriz Castro, não existe tratamento para a pólio, somente a prevenção, por meio da vacina, garante que a pessoa fique livre da doença. "É importante manter a vacinação das crianças em dia, especialmente, contra a pólio para que não haja o risco da doença voltar no país, uma vez que a doença foi erradicada", alertou a coordenadora.

Em Mato Grosso, a última notificação de pólio foi em 1986. No Brasil, o último registro ocorreu em 1989. Porém, é importante manter campanhas de vacinação anuais, em duas etapas, porque o poliovírus, causador da enfermidade, pode ser reintroduzido no país, já que sua circulação ainda ocorre em países como a Índia, Paquistão e Nigéria.





Fonte: RMT Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/336745/visualizar/