Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 01 de Junho de 2005 às 10:44
Por: ELAINE TORTORELLI

    Imprimir


Acadêmicos do curso de Letras do Núcleo Pedagógico de Confresa da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) participaram em Dourados, cidade localizada no interior de Mato Grosso do Sul, do XVI Fórum Acadêmico de Letras (Fale).

Realizado no período de 26 a 28 de maio, durante os três dias do evento 27 alunos da graduação, ofertada pelo Projeto Licenciaturas Plenas Parceladas do Campus Universitário do Médio Araguaia, entraram em contato com discussões e atividades que enfocaram a formação acadêmica dos profissionais de Letras sob o prisma da produção científica.

Nesta edição do Fale, além da participação dos discentes em palestras e oficinas a Unemat esteve representada na apresentação de trabalhos acadêmicos pelos estudantes Jalis Oliveira e Valmir Ventura. Na oportunidade eles expuseram o projeto de pesquisa Do falar confresense:um “jeito”de falar do interior do Brasil. Também prestigiaram o Fórum, na proposição e oferta de oficinas, os pesquisadores Isaac Newton, Diretor do Instituto de Linguagem da Unemat, e Sulemi Fabiano, docente da Instituição.

Desenvolvido há mais de 13 anos pela Unemat o Projeto Licenciatura Plenas Parceladas tem como proposição a oferta da formação superior, em exercício, a professores em nível de magistério das redes públicas do Estado.

No Campus Universitário do Médio Araguaia, sediado na cidade de Luciara, está é a terceira turma ofertada pelo projeto. Nessa edição, as Parceladas do Médio Araguaia desenvolve seis cursos sendo eles as graduações em Letras, Pedagogia, Ciências Biológicas, Matemática, Geografia e História por meio de convênio firmado entre Universidade, Secretaria de Educação do Estado (Seduc) e prefeituras consorciadas.

Realizado anualmente, o Fale congrega, profissionais e estudantes da área, desde o início da década de 90 sendo considerado um dos maiores eventos científicos do setor. O fórum, que é sediado pelas universidades públicas e privadas, durante três anos teve a Unemat como Instituição realizadora. Nos anos 90 os campi universitários de Alto Araguaia, em 1997, e Sinop, em 1998, tiveram a oportunidade de receber estudiosos ligados às áreas de linguagem e literatura de todo o país. Já em 2002 foi a vez do Campus Universitário Jane Vanini, em Cáceres, ser o anfitrião do Fórum Acadêmico de Letras.





Fonte: Assessoria/Unemat

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/336794/visualizar/