Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 31 de Maio de 2005 às 17:31
Por: Nika Pereira

    Imprimir


Cerca de 400 escolas da rede pública de ensino participam da 1ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). O número pode aumentar, pois as inscrições só terminam no final da tarde de hoje (31.5). Até o momento, quase 102 mil estudantes de Mato Grosso se inscreveram para disputarem a competição.

No Brasil mais de 6,5 milhões de alunos de 5ª a 8ª série do ensino fundamental e médio já se inscreveram. O balanço oficial do número de inscritos será divulgado no final da tarde de amanhã. Os estudantes vão resolver uma série complicada de problemas da disciplina.

Em Mato Grosso, 100% dos municípios já garantiram as inscrições. Até mesmo as cidades de difícil acesso à Internet se inscreveram, é caso da Escola Estadual Vinicius de Moraes, localizada no município de Apiacás (a 1.105 quilômetros de distância de Cuiabá), que participa pela primeira vez. A escola foi inscrita pelo professor de matemática Diomar de Souza Santos, que usou a Internet da prefeitura. “A competição é um novo desafio pra eles, principalmente, por ser uma competição nacional. Aqui estamos tão longe de tudo, vale a pena corrermos atrás é bom ver a empolgação deles”, disse Diomar.

Os alunos estão sendo preparados durante as aulas de matemática. Os professores aplicam exercícios da prova modelo, que está disponível na Internet. Para estimular os alunos ainda mais, a escola está oferecendo um prêmio extra para quem se classificar para segunda fase. Além da Escola Estadual Ensino Fundamental e Médio Vinicius de Moraes, o professor Diomar também inscreveu a Escola Municipal de Ensino Fundamental Paulo Freire.

De acordo com Carla Gross, membro da equipe da coordenação no Estado, o número de alunos inscritos pode aumentar até o final do dia. “O número pode alterar a qualquer momento, é difícil prever quantos estudantes de Mato Grosso concorreram a competição, mas é importante ressaltar o empenho dos professores, gestores e coordenadores”, disse.

Esse ano as Olimpíadas tem o lema “Somando Novos Talentos para o Brasil”, é visa a estimular o estudo de matemática, além de identificar talentos nas áreas científica e tecnológica. Desenvolver habilidades e métodos de pensamento de trabalho.

A Olimpíada de Matemática é uma iniciativa conjunta do Ministério da Educação (MEC), do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com o apoio do Ministério do Esporte, das Secretarias de Estado de Educação e de empresas estatais.

As escolas podem efetuar a inscrição pelo site www.obmep.org.br . Outras informações estão disponíveis também na internet ou pelos telefones 0800 616161 e (21) 2529-5084 e no endereço eletrônico contato@obmep.org.br. Em Mato Grosso, as informações podem ser obtidas na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) pelo telefone 615-8710, com o professor Martinho da Costa Araújo ou na Secretaria de Estado de Educação pelo número 613-6420 com Elizabete.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/336920/visualizar/