Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 31 de Maio de 2005 às 16:14

    Imprimir


Antraz é uma das mais antigas doenças conhecidas pelo homem, causada por uma bactéria em forma de bacilo chamada Bacillus anthracis , encontrada no solo e formadora de esporos, que são muito resistentes à dissecação e ao calor, podendo sobreviver por décadas e inclusive houve casos de até 200 anos. Também foi a primeira bactéria (gram positiva) que se provou ser causadora de uma doença, em 1876, por Robert Koch.A doença é comum em animais silvestres e domésticos, pois são infectados através da ingestão de esporos na terra ou alimentos com o bacilo, principalmente bovinos, eqüinos e ovelhas, mas também infesta outros animais como felinos e primatas, inclusive os humanos, que adquire essa doença através da ingestão de carne contaminada ou de produtos animais infectados, tais como carcaças, peles ,lãs e pelos, se manifesta ,em geral, por lesões cutâneas.Numa mesma região do tecido cutâneo forma abscessos múltiplos, causando uma inflamação dolorosa e escura (por isso o nome:do gr. ánthrax ,“carvão”) que acaba se abrindo. Na sua forma vegetativa( crescimento), o bacilo possui uma cápsula de proteção que impede sobre a mesma ação da nossa defesa imunológica. Nos seres humanos, a infecção por antraz ocorre em 3 formas: cutânea, inalada e pela via intestinal.

A forma cutânea (já citada)é a mais comum, cerca de 95 % dos casos naturais no mundo, aproximadamente 20 % das pessoas morrem por esta forma sem tratamento. A forma gastrointestinal é muito grave e pode resultar numa taxa de mortalidade de 50 à 100% dos casos sem tratamento. O antraz por inalação dos esporos é que chama mais atenção nos dias atuais devido à provável uso na guerra biológica e bioterrorismo, é uma forma que se originou após à revolução industrial, devido as partículas difundidas por aerosóis nas fábricas de lã. A forma de inalação pode chegar à 100 % de mortalidade se não houver tratamento adequado em menos de 24 hs após o aparecimento dos sintomas e seu período de incubação é pequeno, de 1 à 6 dias ( outra vantagem como arma biológica). Inicialmente, os sintomas assemelham-se à uma forte gripe, tais como febre, fadiga, fadiga, dor de cabeça e muscular; esse período pode durar de 24 à 72 hs , seguida por poucas horas de melhoria, depois , aparecem sintomas como angústia respiratória, dificuldade de respirar, cianose, dor toráxica, transpiração excessiva e a morte, devido à atuação de toxinas mortais: a toxina letal e a toxina do edema , que se originam da combinação de 3 proteínas, entre elas o antígeno protetor, produzidas pela bactéria. Foi através do isolamento “in vitro” deste antígeno protetor foi desenvolvida à vacina atual que foi aprovada pela FDA (Food and Drug Administration) dos EUA. O tratamento contra o antraz atualmente é a base de antibióticos (ciprofloxacin / doxycycline). Toda ação começa quando o esporos inalados vão aos linfonodos traquiobrônquicos e germinam em novos bacilos e liberam as tais toxinas causando edema, hemorragia e necrose do tecido local.Em geral formam colônias bacterianas em outros tecidos, inclusive as meninges e a morte é resultante da combinação de insuficiência respiratória com o edema pulmonar e bacteremia maciça. Altamente fatal!

Não é de hoje que o Antraz é utilizado com arma biológica, na Primeira Guerra mundial, os alemães fizeram uso dele em ataques na mesopotâmia e o Japão usou experimentalmente mais de 13 agentes microbiológicos entre 1932 e 1945, principalmente em 10.000 prisioneiros de guerra chineses na Manchúria, como o antraz, varíola e tularemia para compreeender seus efeitos biológicos e transforma-las em armas biológicas. Até cultos religiosos, como a Aun Shinrikyo (usou o gás Sarin no metrô de Tókio em março de 1995) que tentou usar o antraz como bioterrorismo na cidade de Tókio antes de 1995. A manipulação deste agente pode causar graves acidentes como aquele que aconteceu no complexo militar russo de armas biológicas na cidade de Sverdlovsk, causaram à morte de quase 100 pessoas em abril de 1979 ; suspeita-se que mísseis balísticos intercontinentais (SS 18), da antiga União Soviética, teriam sido carregados com uma mistura de agentes microbiológicos (antraz, varíola,marburg,...) e apontados para as cidades mais importantes dos EUA em meados dos anos 80 (guerra fria). Além dos EUA e da Rússia mais 15 países possuem programas de desenvolvimento de armas biológicas, tais como Iraque, Irã, Líbia, Egito, Israel, China, Síria e Coréia do Norte.

Vejam porque o Antraz é tecnicamente uma Arma Biológica ideal :

*Fácil disponibilidade e aquisição;

*Alta letalidade e não contagioso

*Pode ser armazenado por longos período(vários anos) e pode

ser utilizado em pó ou em líquido;

*Em pó, é facilmente pulverizado, onde em pequenas

quantidades atinge extensas áreas; *Resistentes ao calor e ao raios UV(ultravioleta),

*Fácil proteção antecipada de quem usar (vacina);

*Estável e versátil em sistemas de armas ( ogivas, morteiros,

projéteis,...);

*Dimensões microscópicas e de fácil transporte.

Paulo Aníbal G. Mesquita

pauloanibal@yahoo.com.br

Biólogo

EXO-X





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/336947/visualizar/