Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 23 de Maio de 2005 às 18:25

    Imprimir


Em breve, algumas escolas municipais de Várzea Grande deixarão de escrever à mão ofícios e outros documentos endereçados à Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) de Várzea Grande e aos próprios alunos. É que a partir dessa semana, 33 das 60 escolas da rede municipal receberão computadores. Com o SAEMEC (Sistema de Administração Escolar do MEC), é possível produzir automaticamente os dados para o controle da vida acadêmica dos alunos. A partir daí, é possível direcionar a tomada de decisões dos diretores das unidades educacionais.

O sistema proporciona aos diretores das escolas o controle no desempenho dos alunos, professores e outras atividades administrativas.

Segundo o secretário municipal de Educação e Cultura de Várzea Grande, Elismar Bezerra, a informatização das escolas é uma forma de modernizar a rede municipal de ensino e garantir eficiência dos dados.

“Temos autorização do prefeito Murilo Domingos para garantir a informatização das 60 escolas municipais. Com isso será possível planejar o futuro, pois teremos total controle das informações”, lembrando ainda, que existem escolas que enviam ofícios à mão para a SMEC. “Sem estrutura para trabalhar, não há como cobrar agilidade”.

As escolas sem computador são obrigadas a tabular os dados à mão. Em alguns casos, chegam com os papéis rasurados ou com corretores. Para serem incluídos nos computadores da SMEC, são necessários vários dias de digitação.

O coordenador de Informática da SMEC, Joaquim Ribeiro Neto explica que o programa elimina o preenchimento à caneta o diário de classe, ficha individual e o boletim. “Todo bimestre, o professor imprime as folhas do diário de classe. Ele o usa à caneta e no final do bimestre, lança as faltas, as notas ou conceitos no programa. É tudo mais prático”, assegura.

Joaquim Neto lembra que no final do ano, o programa gera o histórico escolar do estudante – no caso dos ensinos fundamental e médio – e a ata de resultado final. “Outra etapa do SAEMEC gera a produtividade da escola”.

Joaquim conhece o programa há seis anos. Em 1.999 colaborou na implantação do SAEMEC na rede municipal de ensino de Cuiabá. No ano seguinte, na rede estadual participou da capacitação de técnicos em informática da própria Seduc, implantou o sistema em vários municípios, faltando apenas Várzea Grande.





Fonte: Secom/ VG

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/338209/visualizar/