Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 21 de Maio de 2005 às 18:44

    Imprimir


Nesta segunda e terça-feiras a Universidade Federal de Mato Grosso promove o Seminário Médico sobre Uso Racional de Sangue, componentes e alternativas à transfusão de sangue vai reunir alunos do curso de Medicina (5º e 6º ano), médicos residentes e médicos especialistas e generalistas.

O evento será das 19h às 22h, no Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRMMT). O evento é organizado pelo Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM), da UFMT e Projeto Hospital Sentinela/Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). A palestra de abertura Racionalização do uso terapêutico do sangue e hemocomponentes será proferida pela médica Carmem Martins Nogueira, chefe do Serviço de Hemoterapia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Em seguida, a hematologista Silvya Thomas, do Hemocentro de Mato Grosso, falará sobre Uso de hemodreivados em coagulopatias. A anestesilogista Katia Veloso ,do Serviço de Anestesia do HUJM, abordará o tema Hemodiluição intraoperatória. O médico Gustavo R. Sisson, do Rio Grande do Sul, vai encerrar o ciclo de palestra com o tema O paciente cirúrgico nos estados emergenciais.

Na terça-feira (24), será realizada plenária temática com o obstetra Elbens M M Azevedo, rofessor da Universidade Estadual de Londrina (PR), abordando o tema Cirurgias ginecológicas e hemorragias. O anestesiologista do Hospital Paulo Sacramento, de Jundiai (SP), Cláudio Ciairi, falará sobre Anestesia em cirurgias sem transfusão de sangue. A professora Zelita Souza, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), fechará o ciclo de palestra da plenária com o tema Novas opções terapêuticas sem uso de sangue em Clínica Médica.

O Seminário Médico visa promover a prática de indicações criteriosas para o uso de sangue e hemocomponentes, levando em conta os riscos e benefícios; e para que os participantes conheçam e utilizem as alternativas médicas às transfusões de sangue, quando indicadas. Objetiva ainda sensibilizar os profissionais médicos que prestam assistências nas diversas clínicas, sobre a necessidade de interagir com os serviços de hemoterapia, possibilitando otimização dos resultados na utilização dos hemocomponentes.

Outras informações pelos telefones 624 5600, 615 7292 (fax), 644 1095 .





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/338521/visualizar/