Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 20 de Maio de 2005 às 19:10
Por: Jesiel Pinto

    Imprimir


No fortalecimento das políticas de atendimento à mulher que está grávida e ao próprio nascimento do bebê a Secretaria de Estado de Saúde está realizando, no próximo dia 25 de maio, no Shopping Pantanal, o Fórum Estadual de Mobilização Social pela Redução de Mortalidade Materna, promovido pela Superintendência de Atenção Integral à Saúde (SAI). O objetivo do encontro é discutir estratégias para a humanização e melhoria da qualidade da atenção obstétrica e neonatal.

O fórum começará às duas horas da tarde e abordará assuntos como “Estratégias para Humanização e Melhoria da Qualidade da Atenção Obstétrica e Neonatal”, palestra que será feita pela médica Daphne Rattner, da área técnica de Saúde da Mulher, do Ministério da Saúde. O superintendente Victor Rodrigues falará sobre o papel da Secretaria de Estado de Saúde frente à reestruturação dos comitês de mortalidade materna no Estado e a ginecologista-obstetra, Iracema Maria de Queiroz, descreverá um “Panorama de Atenção Obstétrica e Neonatal no município de Cuiabá”. Estão inscritos no rol de palestrantes, ainda, a professora e mestra do Departamento de Enfermagem da UFMT, Neuma Zamariano, e o ginecologista obstetra do Hospital Geral, Ângelo Nuevo.

No mesmo dia, só que no Ganha Tempo, uma mobilização social do dia internacional de luta pela saúde da mulher vai incluir orientação educativa sobre o planejamento familiar, a competência dos familiares no parto pré-natal e o estado pós-parto, o sexo seguro, a aferição de pressão arterial, teste de glicemia e cuidados médicos.

Historiando os motivos que levaram à preparação do fórum o superintendente de Atenção Integral à Saúde, Victor Rodrigues, lembrou que, “desde o ano passado o Ministério da Saúde propôs o Pacto Nacional pela Redução da Mortalidade Materna e Neonatal, que seria assumido pelas três esferas de gestão do Sistema Único de Saúde em conjunto com entidades da sociedade civil”.

O pacto propôs garantir o direito ao acompanhante e ao alojamento conjunto em casos de internação da mulher grávida, garantir o acolhimento nos serviços de parto, promover a qualidade e a humanização do atendimento materno infantil, expansão da Atenção Básica e a instalação da Vigilância ao Óbito Materno.

Em 2005, de 9 a 14 de maio, profissionais de Saúde do Hospital Regional de Sorriso, a Coordenadoria de Humanização e a Coordenadoria de Ações Programáticas da Saúde participaram do Curso de Humanização do Parto e Nascimento, em Goiânia.

Durante o Dia Internacional de Redução da Mortalidade Materna (25.05), quando o Fórum pela redução da mortalidade materna será realizado, a Secretaria de Estado de Saúde estará realizando uma campanha de mobilização social sob o tema: Natural é ter Parto Normal. Nessa campanha o objetivo será envolver e estimular os profissionais e a sociedade, usando como mote o tema “casal grávido”, enfocando o parto e o nascimento como um processo natural e fisiológico que envolve os dois parceiros. O papel dos profissionais, conforme Victor Rodrigues, é de apoiar e contribuir para a valorização da mulher no parto e na proteção da vida do bebê que nasce.

O dia 28 de maio foi designado, pelo Ministério da Saúde, como Dia Internacional da Redução da Mortalidade Materna e Neonatal.





Fonte: Assessoria/Ses-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/338834/visualizar/