Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 20 de Maio de 2005 às 17:25
Por: Marli Moreira

    Imprimir


São Paulo - O número de casos de dengue no Estado de São Paulo caiu cerca de 30% no período de janeiro deste ano até o início de maio. O único registro de morte por dengue hemorrágica no período é de uma pessoavítima que contraiu a doença no Estado da Bahia, informou a Secretaria estadual da Saúde, em nota de esclarecimento divulgada hoje.

Os dados contabilizados até o último dia 13 pelo Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) indicam o registro de 1.611 casos contra 2.255 no mesmo período do ano passado. Em 2001, ano em que ocorreu o surto epidemiológico foram 51.668 casos no Estado. O número número de casos foi registrado na cidade de Olímpia, na região de Barretos, que desde janeiro até a contagem do último dia 13, tinha 463 doentes. Ribeirão Preto aparece como a segunda cidade na lista, com 345 casos, e Santos é a terceira, com 173.

A única vítima foi Maria Aparecida Barbosa, de 34 anos, que morreu em fevereiro deste ano na cidade de Paulo de Faria, a cerca de 100 quilômetros de São José do Rio Preto, no interior paulista. "O fato, na época, causou dúvidas no meio de saúde na região, e era apenas uma suspeita de tratar-se de dengue hemorrágica até há um mês", conforme esclareceu o médico José Carlos Rodrigues, coordenador de saúde daquele município.

Rodrigues disse que exames realizados na vítima confirmaram que foi mais um caso de dengue hemorrágica, "contraída, no entanto, no Estado da Bahia". Ele informou que, mesmo antes dos resultados dos exames, foi feito um amplo trabalho na cidade de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.

As transmissões de dengue hemorrágica ocorridas dentro do estado de São Paulo neste ano foram três, mas todos referem-se a doentes que já se recuperaram.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/338862/visualizar/