Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 20 de Maio de 2005 às 09:00

    Imprimir


Até o momento vinte e um mil estudantes de 93 escolas da rede estadual de ensino de Mato Grosso estão com as inscrições garantidas na 1ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Em todo o Brasil o número de inscritos na competição já chega a quase três milhões, e as escolas têm até 31 de maio para inscrever os alunos.

De acordo com Carla Gross, membro da equipe da coordenação no Estado, o número de alunos inscritos ainda é baixo, considerando a quantidade de estudantes que tem em toda rede de ensino. "É necessário que gestores e coordenadores tenham idéia da importância de estar inscrevendo seu aluno, nem tanto por causa da premiação, mas porque também é uma maneira de descobrir novos talentos para a matemática", explica Carla Gross.

Um estudo aponta que a maioria dos estudantes brasileiros não atinge os indicadores mínimos de desempenho em matemática estabelecidos pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Ainda esta semana as escolas do interior estarão recebendo os kits de divulgação, contendo cartaz, manual, resumo do projeto e modelo de prova. Com o lema "Somando Novos Talentos para o Brasil", a olimpíada visa a estimular o estudo de matemática, além de identificar talentos nas áreas científica e tecnológica. Desenvolver habilidades e métodos de pensamento de trabalho.

Na manhã de hoje, a competição foi lançada oficialmente pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. A solenidade ocorreu no Palácio do Planalto, onde estiveram presentes os ministros da Educação, Tarso Genro, e da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos.

COMPETIÇÃO

A primeira fase da olimpíada está marcada para o dia 16 de agosto de 2005, com uma prova objetiva de 20 questões para todos os alunos das escolas inscritas. Participam da segunda fase apenas 5% dos alunos com melhor desempenho na fase inicial. As provas desta fase estão marcadas para o dia 08 de outubro deste ano.

A olimpíada será dividida em três níveis: nível um, para alunos de quinta e sexta séries do Ensino Fundamental; nível dois, estudantes de sétima e oitava séries; e nível três, estudantes do Ensino Médio. As provas serão aplicadas na própria escola onde o aluno estuda.

PREMIAÇÃO

Os vencedores serão premiados com 1.110 medalhas de ouro, prata e bronze e certificados de menção honrosa. Aos 2.001 primeiros colocados serão oferecidas bolsas de iniciação científica júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.

Os professores dos cem melhores alunos ganharão estágio de 15 dias no Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), vinculado ao ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). As escolas dos 27 alunos mais bem classificados ganharão laboratórios de computação e certificados de mérito nacional. Estão trabalhando nas Olimpíadas 51 coordenadores regionais espalhados por todo o País.

INSCRIÇÃO

Os alunos que desejam participar devem efetuar a inscrição pelo site www.obmep.org.br ou via correio no Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), no endereço: Estrada Dona Castorina, 110, CEP 224460-320, Rio de Janeiro (RJ) e outras informações estão disponíveis também na internet ou pelos telefones 0800 616161 e (21) 2529-5084 e no endereço eletrônico contato@obmep.org.br.

Em Mato Grosso, as informações podem ser obtidas na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) pelo telefone 615-8710, com o professor Martinho da Costa Araújo ou na Secretaria de Estado de Educação pelo número 613-6420 com Elizabete.





Fonte: RMT Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/339045/visualizar/