Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 20 de Maio de 2005 às 08:53
Por: Patrícia Neves

    Imprimir


A inscrição dos projetos para o 2º Prêmio Ciências no Ensino Médio foi prorrogada até 30 de setembro. Também foram alteradas as datas de seleção dos trabalhos e solenidade de premiação. A Comissão Julgadora terá prazo até 14 de novembro para concluir o julgamento dos projetos apresentados e a elaboração do relatório final. Já a solenidade de entrega dos prêmios ocorrerá no dia 6 de dezembro, na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Brasília.

O prêmio, promovido pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), tem o objetivo de estimular o estudo das chamadas ciências naturais de maneira integrada com as demais áreas do conhecimento e descobrir iniciativas que possam ser adotadas por outras escolas públicas.

Este ano, ele apresenta um diferencial: os projetos pedagógicos poderão ser desenvolvidos em grupos formados por várias escolas. E também podem ser inscritos em duas categorias: estadual e nacional. Na primeira, será selecionado um projeto vencedor por estado, que receberá um prêmio de R$ 20 mil cada. Na segunda, serão premiados os três melhores projetos, que receberão um prêmio de R$ 60 mil cada. Cada projeto pode ser inscrito em ambas as categorias, porém só será premiado em uma.

Serão avaliados a relação dos conhecimentos científicos e tecnológicos com problemas do dia-a-dia do aluno (temas socioculturais, econômicos, ambientais, etc.); o domínio de mestres e estudantes de diferentes linguagens (escrita, gráfica, artística, uso de recursos audiovisuais); protagonismo juvenil, participação da comunidade escolar; parceria com outras instituições educacionais, acadêmicas, ou de formação de docentes; reforço para continuidade, ampliação ou retomada de iniciativas anteriores na área de ciências da natureza e matemática já realizadas pela própria escola ou pelos professores envolvidos no projeto.

O prêmio em dinheiro deverá ser usado obrigatoriamente no investimento de projetos para o aprendizado das ciências da natureza e matemática, no perfil estabelecido pelo prêmio.





Fonte: MEC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/339052/visualizar/