Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 19 de Maio de 2005 às 14:52

    Imprimir


Uma equipe de cientistas sul-coreanos desenvolveu as primeiras linhagens de células-tronco para um paciente específico, criadas para combinar com o DNA de uma pessoa única, segundo um estudo que será publicado na edição de amanhã da revista científica americana Science. A pesquisa marca um avanço significativo no trabalho com vistas a possibilitar no futuro o transplante de células saudáveis em seres humanos para substituir outras destruídas por doenças como o mal de Parkinson ou a diabetes, afirmaram os pesquisadores.

O estudo foi realizado pelos mesmos pesquisadores coreanos que produziram a primeira linhagem de células-tronco de um embrião humano de 5 a 10 dias, quando então é chamado blastocisto, o qual foi clonado. O resultado daquela experiência também foi publicado na revista Science, em março de 2004.

Cada uma destas 11 novas linhagens de células-tronco embrionárias foi criada transferindo material genético de uma célula não-reprodutiva de um paciente para um ovo (ou ovócito) doado, que tem seu núcleo removido. O método é chamado de transferência nuclear de célula somática (TNCS), afirmaram os pesquisadores.

Os ovócitos com material genético do paciente foram, então, desenvolvidos até o estágio de blastocistos, uma fase remota do crescimento embrionário. "As células-tronco se originaram da massa celular interna do blastocisto", disseram os autores do estudo, Woo Suk Hwang e seus colegas da Universidade de Seul. "Em cultura de laboratório, estas linhagens celulares emitiram sinais de compatibilidade imunológica com as células do paciente", acrescentaram.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/339251/visualizar/