Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 19 de Maio de 2005 às 14:32

    Imprimir


“Se o importante é competir, o fundamental é cooperar!”. É com esta filosofia que a Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Humanos (SDRH) da Secretaria de Estado de Saúde (Ses) implantou o projeto “Cooperar – Programa Com Viver e Melhorar: vamos abrir as portas para cooperar”, que tem como objetivo contribuir para o aumento da produtividade, redução de conflitos e melhoria da comunicação e da qualidade dos serviços prestados ao público da Saúde.

De acordo com a gerente da Gerência de Desenvolvimento de Pessoas da Saúde, assistente social , Silvia Aparecida Tomaz, num primeiro momento o projeto Cooperar vem sendo desenvolvido entre os servidores que estão na ponta do atendimento, ou seja, nas recepções ou serviços de atendimento por telefone, assistentes e apoio do Sistema Único de Saúde (SUS).

O programa propõe ações vivenciais contínuas que buscam a compreensão da filosofia da cooperação, dos reflexos sobre as nossas ações e, acima de tudo, o desenvolvimento de habilidades, força e inteligência. “A filosofia da cooperação que é a de conseguir conviver e trabalhar com o outro apesar das suas diferenças, exercitando o diálogo, a empatia e o respeito. Estes são os desafios do projeto. Vencidos os desafios o resultado final é o trabalho de excelência que deve chegar aos usuários do Sus”, disse. Neste sentido, Silvia explica que o objetivo visa a promoção de valores e atitudes humanas que propiciem o bem-estar pessoal e coletivo.

O programa é dividido em três módulos, com 16 horas cada. O primeiro módulo aconteceu nos dias 12 e 13 de maio, na Escola de Saúde Pública (ESP), com o tema “O Exercício da Convivência” e teve a participação de 80 servidores. Para efetivação do trabalho, foram realizadas oficinas vivenciais, jogos cooperativos vídeos, data-show, reflexão, dramatização, palestras, entre outras atividades como o plantio de sementes de girassol, a flor símbolo do programa Cooperar, no Parque da Saúde, que fica ao lado da Escola de Saúde Pública.

O segundo módulo denominado “Cultura da Cooperação”, acontece entre os dias 08 e 09 de junho, e o terceiro, que tem o tema “A consciência de grupo”, nos dias 29 e 30 de junho, sendo que ambos eventos contarão novamente com a presença dos 80 servidores que participaram do primeiro módulo e também acontecerão na ESP, em período integral.

A superintendente de Desenvolvimento de Recursos Humanos, Tânia Maria Zulian Grosso, afirmou que a proposta é estender o projeto para todos os servidores da Saúde, sendo que num segundo momento o projeto será desenvolvido com a participação de gerentes e coordenadores da Saúde. Tânia Maria destaca que o projeto tem o intuito de “despertar atitudes que facilitem o trabalho cooperativo como organização, divisão de tarefas, comunicação clara e eficiente, assim como estabelecimento de metas”.

Os resultados, conforme Tânia Maria, já estão sendo sentidos na prática. “O projeto Cooperar possibilitou uma integração maior entre os servidores e a flexibilidade nas relações interpessoais”, comentou. “Com esta integração e cooperação, os resultados serão altamente positivos. Esta é, inclusive, a proposta do secretário de Saúde, Marcos Henrique Machado”, afirmou.





Fonte: Ses-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/339261/visualizar/