Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 19 de Maio de 2005 às 07:27

    Imprimir


Dois de cada três americanos com diabetes do tipo 2 não mantêm a doença sob controle e podem morrer mais cedo devido a um derrame cerebral, a um ataque do coração ou à falência dos rins, bem como podem perder a visão ou algum membro do corpo. A afirmação é de um relatório publicado na quarta-feira.

Tanto os médicos quanto os pacientes precisam realizar mais testes para detectar a diabetes e se esforçar mais para controlá-la, com uma mudança de dieta, exercícios físicos e, se necessário, com remédios, disse o documento.

"O controle sobre a diabetes na verdade piorou nos últimos dez anos", disse Jaime Davidson, um especialista na doença da Universidade do Texas (EUA), em uma entrevista coletiva. "Temos os instrumentos (para controlá-la), mas não conseguimos melhorar."

Ao contrário da diabetes do tipo 1, que atinge crianças, a diabetes do tipo 2 é provocada quase exclusivamente por uma dieta não balanceada e pela falta de exercícios físicos. Até 18 milhões de norte-americanos possuem a doença, entre os quais um número crescente de crianças e jovens.

A diabetes do tipo 2 pode ser prevenida por meio da ingestão de alimentos saudáveis e da prática de atividades físicas. Ela também pode ser controlada dessa forma, mas muitas pessoas precisam de remédios para mantê-la dentro de limites saudáveis.

A Associação Americana de Endocrinologistas Clínicos e o Colégio Americano de Endocrinologistas encomendaram uma pesquisa com 157 mil pessoas portadoras da diabetes do tipo 2. Descobriu-se que 67% dos pacientes não passaram no teste conhecido como A1C, que avalia um dos índices de controle do sangue.

"Duas de cada três pessoas analisadas na pesquisa não estavam controlando a taxa de açúcar em seu sangue", disse Lawrence Blonde, da Clínica Ochsner (EUA) e membro do Colégio Americano de Endocrinologistas.

O A1C indica a quantidade média de açúcar no sangue nos últimos cerca de dois meses ao medir a quantidade de glicose ligada aos glóbulos vermelhos.

Quando os níveis de glicose estão altos demais pode haver danos na parte interna das veias, provocando ataques cardíacos e derrames cerebrais. Também pode haver danos nos pequenos capilares dos olhos e rins, levando a casos de cegueira e de falência dos rins.




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/339396/visualizar/