Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 18 de Maio de 2005 às 13:55

    Imprimir


As respostas sobre o que os jornais têm publicado a respeito da Educação no País estão no seminário A Educação na Imprensa Brasileira: Responsabilidade e Qualidade da Informação, que traz resultados de uma pesquisa desenvolvida pelo MEC e pela Agência de Notícias da Infância - Andi - em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - Unesco. Jornalistas, pesquisadores, professores, estudantes e parlamentares terão conhecimento da pesquisa sobre a veiculação do tema educação nos jornais brasileiros e analisarão os resultados.

Os objetivos do evento são aprofundar o diálogo profissional e ético entre aqueles que produzem conhecimentos em educação - educadores, especialistas, assessores de comunicação - e aqueles que levam informações à sociedade, jornalistas e articulistas. O deputado Carlos Abicalil, PT-MT, que foi convidado pelo ministro da Educação, Tarso Genro, participa da segunda mesa do seminário, que aborda discussões sobre políticas públicas e controle social.

Perspectivas essenciais

Para Abicalil, este projeto é importante por abordar duas perspectivas essenciais na discussão sobre democracia e cidadania, que é a educação e a comunicação. “As instituições de ensino e os meios de comunicação de massa são interligados no processo de desenvolvimento da cidadania porque a essência da educação é a comunicação. Da relação construída entre o professor, a professora e os alunos, é que se produz conhecimento, e são criadas grandes mudanças, grandes movimentos”, disse.

O deputado completou dizendo que a difusão de informações relacionadas ao campo da educação precisa ser avaliada, porque o papel dos meios de comunicação deve ser favorável à promoção de uma sociedade igualitária. A participação de Abicalil deputado será após a apresentação dos resultados da pesquisa. A terceira mesa será sobre limites e abrangência da cobertura sobre educação. Uma mesa especial é formada com jornalistas das 27 unidades da Federação e de profissionais de veículos de comunicação nacionais. O evento está ocorrendo nesta quarta, 18/5, no Hotel Ca’d’Oro em São Paulo, até às 19h.





Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/339568/visualizar/