Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 18 de Maio de 2005 às 10:20
Por: Franchesca Bogo

    Imprimir


O Centro de Atendimento Psico-Social (Caps) de Várzea Grande voltado para transtornos mentais irá realizar, nesta quarta-feira (18), um evento no Centro de Formação e Lazer Professora Edith Rodrigues, conhecido como Iate Clube, no bairro Costa Verde.

Nesta data é comemorado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, um movimento que defende a extinção progressiva dos manicômios, onde pessoas com transtornos mentais ficam trancadas e isoladas da sociedade e de seus familiares.

“Não adianta internar pessoas portadoras de transtornos mentais e depois esquecê-las nos manicômios. O paciente necessita do apoio e carinho da família”, afirmou a responsável técnica pelo CAPS, Soraya Danniza Miter.



Os pacientes do Caps foram divididos em três equipes, com cerca de 20 pessoas cada uma, as quais irão participar de provas como corrida do saco e ovo na colher. Além disso, eles irão competir também para ver qual equipe consegue angariar mais roupas usadas para montar um brechó nas instalações do Caps.

“Vamos montar esse brechó com o objetivo de realizar a inclusão social dessa parcela da população fazendo com que elas mesmas obtenham sua renda”, afirmou a responsável técnica.

Segundo Soraya, o objetivo do CAPS é a inclusão social e, para isso o centro realiza oficinas e atividades que melhoram o convívio dos pacientes com seus familiares e com a sociedade em geral, aproveitando para ensinar a eles uma forma de gerar renda.

A equipe do órgão conta com psicólogos, terapeutas ocupacionais, psiquiatras, enfermeiros, assistentes sociais e professores de educação física e funciona de segunda a sexta-feira das 07h as 17h30, atendendo pacientes com esquizofrenias, neuroses graves, fobias e depressivos.

As atividades irão se estender durante todo o dia no Iate Clube. As pessoas que quiserem colaborar fazendo doações de peças de roupas usadas, podem entrar em contato pelo telefone 688-3145.

18 DE MAIO

Em 1987, na cidade de Bauru, o Movimento de Trabalhadores da Saúde Mental lançou esta data como o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, adotando o lema: "Por uma sociedade sem manicômios".

Além de defender a extinção progressiva dos manicômios, onde pessoas com transtornos mentais ficam trancadas e isoladas da sociedade e de seus familiares, a proposta é promover o tratamento em Hospitais-dia e em Centros de Atenção Psicossocial, garantindo o acesso aos direitos como direito à liberdade, à palavra, à moradia, à arte, ao amor, ao convívio familiar e à educação, entre outros.





Fonte: Secom–VG

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/339618/visualizar/