Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Sábado - 14 de Maio de 2005 às 12:14
Por: Graziela Sant'Anna

    Imprimir


Brasília - O Brasil vai negociar um acordo de cooperação audiovisual com a França na próxima semana, durante o festival de Cannes, que deverá conceder dupla nacionalidade aos filmes realizados entre os dois países. Pela primeira vez autoridades e representantes cinematográficos da França e do Brasil vão se reunir para discutir propostas que já estão sendo pensadas há algum tempo.

O acordo vigente entre Brasil e França na área de audiovisual é de 1969 e estabelece uma participação mínima de 30% e máxima de 70%, de parte a parte. Em 1970 foi assinado um acordo complementar que prevê a concessão de apoio financeiro para os filmes co-produzidos.

"Nós queremos alterar essa relação, porque achamos que é um percentual muito alto para os co-produtores brasileiros poderem participar de filmes franceses na base de no mínimo 30% do orçamento. O euro é supervalorizado é fica extremamente pesado para os produtores brasileiros", disse Jom Tom Azulay, superintendente de assuntos estratégicos da Agência Nacional de Cinema (Ancine). Azulay ressaltou que o único acordo de co-produção que funciona corretamente é com Portugal.

Esse ano a França escolheu o Brasil como país a ser homenageado. Uma série de atividades artísticas vão ocorrer até dezembro. Apesar de nenhum filme brasileiro estar concorrendo a Palma de Ouro do Festival de Cannes, cinco produções estarão participando de mostras paralelas.

São dois longas, Cidade Baixa, de Sérgio Machado, e Cinema, Aspirinas e Urubus, de Marcelo Gomes e três curtas, Vinil Verde, de Kleber Filho, Da Janela do Meu Quarto, de Cao Guimarães, e O Lençol Branco, de Juliana Rojas e Marco Dutra. O filme Pelé Eterno também será exibido e contará com a presença do próprio Pelé e do ministro da Cultura, Gilberto Gil. O 58º Festival Internacional do Filme de Cannes começou no último dia 11 e termina no próximo dia 23.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/339842/visualizar/