Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 11 de Maio de 2005 às 08:45
Por: Patrícia Neves

    Imprimir


Como elaborar, executar e avaliar o Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE/Fundescola) de forma a diminuir os altos índices de repetência e o abandono escolar e melhorar a qualidade do aprendizado. É com este enfoque que a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) inicia nesta quarta-feira (11.05), um treinamento dirigido a 593 técnicos das redes estaduais e municipais de ensino.

O curso, dque será realizado no Centro de Formação e Atualização dos Professores (CEFAPROs), em Cuiabá, encerrará no dia 6 de junho. "É importante ressaltar que o PDE/Fundescola não é o mesmo recurso que a Seduc envia às escolas da rede estadual, e que também tem o nome de PDE. Apenas 171 unidades recebem o primeiro, que é repassado pelo governo Federal; enquanto que todas elas recebem o segundo, que é um recurso exclusivo do governo estadual", explica o gerente de gestão educacional do Fundescola/Seduc, Alexandre Carneiro Leão.

O PDE/Fundescola é um programa de fortalecimento do aprendizado na escola financiado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE-Fundescola) do Governo Federal. Implantado em 1998, o PDE beneficia Estados das regiões: Norte, Nordeste e Centro Oeste.

Em Mato Grosso, 13 municípios (localizados nas Zonas de Atendimento Prioritário I e II, onde segundo dados do IBGE, os índices de reprovação e abandono escolar são elevados) foram beneficiados. Ao todo, 171 escolas estaduais e 127 escolas municipais participam do PDE/Fundescola.

Para participar do treinamento foram convocados dois gestores por unidade escolar. "O objetivo é tornar as escolas eficazes na elaboração, execução e avaliação do plano. Se todas as unidades executoras aplicarem corretamente o recurso na concretização das ações descritas, a qualidade da aprendizagem terá uma melhora significativa", frisou o gerente de gestão educacional do Fundescola/Seduc.

De acordo com Alexandre, as 171 escolas estaduais têm até o dia 6 de julho para apresentar na Seduc, o PDE/Fundescola e garantir o repasse para o próximo ano. O recurso que deve ser utilizado para melhorar a aprendizagem é destinado a compras de materiais pedagógicos (livros, revistas, jornais, cds educativos, entre outros) e capacitação dos professores. "Após o treinamento, os gestores estarão capacitados para elaborar o PDE/Fundescola e executar durante o ano de 2005, todas as ações estabelecidas no mesmo", finalizou.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/340113/visualizar/