Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Terça - 10 de Maio de 2005 às 19:55

    Imprimir


As consultas ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) ficaram abaixo das projeções de vendas estimadas pelo comércio em Cuiabá. D

De acordo com dados da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), foram 73.611 verificações de crédito entre os dias 26 de abril e 09 de maio, ou seja, queda de 6,02% em relação ao mesmo período de 2004.

Os motivos, de acordo com o presidente da CDL, Roberto Carvalho de Almeida, já são conhecidos. “A greve dos transportes coletivos desde segunda (02) dificultou o consumo. Mas questões ligadas à economia do Estado e também do País foram fatores ainda mais determinantes para esta queda”, explicou.

Entre eles, pontua, o aumento sucessivo da taxa de juros promovido pelo Comitê de Política Monetária (Copom), a alta do Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) e, internamente, a queda dos preços no agronegócio em Mato Grosso (MT).

As expectativas daqui para os próximos meses, contudo, são mais animadoras com o reajuste de 15,4% que elevou o mínimo para R$ 300 nesse 1º de maio. “Há anos não vemos um reajuste salarial deste tamanho. Pode parecer pouco, mas o impacto da circulação desse montante no mercado se refletirá positivamente para o comércio, já que um maior volume de dinheiro circulará no mercado”, avaliou Carvalho.

Segundo ele, o dia dos namorados servirá como termômetro pra medir o impacto desse reajuste no setor, tanto em nível nacional quanto estadual.

No entanto, Carvalho afirma que se as vendas para a “data dos namorados” empatar com as realizadas em 2004, os resultados já serão considerados positivos, tendo em vista o fraco desempenho do segmento comercial nestes primeiros meses do ano.





Fonte: Empório da Notícia – Assessoria de Imprensa da CDL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/340211/visualizar/