Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 10 de Maio de 2005 às 15:38
Por: SERGIO FERNANDES

    Imprimir


A deputada estadual Vera Araújo, do PT, não integrará a comitiva de parlamentares que mantém uma audiência com o ministro dos transportes, Alfredo Nascimento, hoje à tarde (terça-feira), em Brasília, sobre a viabilização de obras na BR-158 (Região do Araguaia). Nesse horário (a partir das 14h), a deputada irá presidir uma Audiência Pública, convocada por sua iniciativa, para discutir as políticas de saúde mental em Mato Grosso. A Audiência Pública foi agendada antes da decisão de os deputados irem até Brasília.

Vera tem participado ativamente da busca de soluções para os problemas de transporte no Baixo Araguaia. Este ano ela já esteve duas vezes na região. No início de março, ela visitou, de carro, 12 municípios, percorrendo cerca de 1.400 km de estradas de chão. “O problema de transporte ali é seriíssimo”, disse Vera na ocasião. “Para se ir até São Felix, por exemplo, tem que se ir até Brasília ou optar por uma viagem de 30 horas de carro”, informou.

Agora, no início de maio, ela voltou à região para participar da solenidade de despedida do bispado de Dom Pedro Casaldálida e da sagração do novo bispo da Prelazia, Dom Leonardo Ulrich Steiner. Ela discutiu com Dom Pedro o tombamento dos murais do pintor espanhol Maximino Cerezo Barredo, existentes em diversas igrejas e capelas de municípios da região.

Quanto às articulações para as obras na BR 158, a intenção é a viabilização de 200 km da rodovia. “Isso será possível graças a uma articulação inédita entre os governos estadual e federal e entre as bancadas parlamentares estadual e federal”, destacou a deputada Vera. Para a obra, existem 7 milhões de reais no orçamento do Ministério dos Transportes e 23 milhões de reais de emendas do parlamentares federais. Para compor a contrapartida de Mato Grosso, cada deputado estadual abriu mão de 500 mil reais de um total de um milhão e 500 mil reais de emendas individuais, o que dará 12 milhões de reais. O governador Blairo Maggi se comprometeu em complementar o restante para se atingir 30 milhões e 800 mil reais, conforme reunião realizada no Palácio Paiaguás na semana passada, com os parlamentares estaduais. Blairo e secretários estaduais também participaram da audiência em Brasília.

Já quanto a Audiência Pública sobre políticas de saúde mental em Mato Grosso, a mesma será realizada no Plenarinho do Legislativo Estadual. Estará presente o coordenador geral de Saúde Mental do Ministério da Saúde, Pedro Gabriel Godinho Delgado.





Fonte: Da Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/340283/visualizar/