Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 09 de Maio de 2005 às 19:25
Por: ROSI MEDEIROS

    Imprimir


Milhares de trabalhadores do Distrito Industrial, em Cuiabá, que vão todos os dias para as empresas de bicicleta serão beneficiados diretamente com a pavimentação de 1.760 metros da Avenida B, que liga a BR 364 a entrada do bairro Pedra 90. A obra tem um investimento inicial do Governo do Estado de R$ 951,6 mil e contará com uma ciclovia, com 2,5 metros de largura, que será construída até a praça central do bairro Pedra 90. A pavimentação da avenida foi lançada, nesta segunda-feira (09.05), pelo governador Blairo Maggi, acompanhado por secretários de Estados, políticos e com a presença de moradores da região.

Cerca de 10 mil pessoas trabalham nas empresas instaladas no Distrito Industrial, e a maioria mora em bairros próximos do trabalho. Grande parte vai para a empresa de bicicleta, como o forneiro Francisco Cordeiro Pedroso, de 41 anos, que todos os dias percorre 5 km do bairro Pascoal Ramos até a empresa Mini Zinco. “Será uma benção o asfaltamento dessa avenida. Vai ficar mais seguro ir para o trabalho de bicicleta e mais rápido também”, afirmou. Ele acredita que a obra também trará mais investimentos para a região. “Muitos comércios vão se instalar aqui, vai melhorar muito com mais emprego”, aposta.

Dar maior segurança aos trabalhadores. Foi pensando nisso que o projeto de pavimentação já contempla a construção da ciclovia. “O Pedra 90 é um bairro que tem uma quantidade enorme de trabalhadores que vão todos os dias de bicicleta para o trabalho. E tendo em vista o acesso difícil que eles percorrem e sem ciclovia, tem acontecido muitos acidentes”, explicou o secretário de Infra-Estrutura Luiz Antônio Pagot. De acordo com o secretário, diante desse quadro, foi feito um planejamento para integrar o Distrito Industrial aos bairros região. “As obras já começaram e a previsão é de concluirmos até setembro”, informou.

A pavimentação da avenida irá beneficiar cerca de duas mil famílias dos bairros Jardim Industriário, Nova Esperança e Jardim Botânico, localizados no trecho por onde passará o asfalto. A obra encurtará a distância percorrida pelos moradores até o Distrito Industrial em aproximadamente 1 km. “Vai ficar melhor para nós”, resumiu orgulhoso o pedreiro Pio Luiz Franco, de 62 anos, morador do bairro Jardim Botânico e que foi de bicicleta acompanhar o lançamento da pavimentação. “Nós precisamos de asfalto porque também ajuda a manter a limpeza de casa”, disse a moradora Joana Batista Gues, de 48 anos.

Durante a solenidade, o governador Blairo Maggi destacou que a obra faz parte das ações realizadas pelo Governo de revitalização do Distrito Industrial, para atração de mais indústrias e por conseqüência, a geração de mais empregos em Cuiabá. “Além da melhoria de infra-estrutura, também trabalhamos na retomada de terrenos que estavam nas mãos de especuladores”, disse. “O Governo faz essa obra sabendo da importância econômica, mas também da importância social, principalmente para aquelas famílias de baixa renda, que antes tinham que dar uma volta de até 1 km para chegar o Distrito Industrial”, disse o governador.

NOME – No lançamento da obra, o prefeito de Cuiabá Wilson Santos sugeriu que o nome da avenida que está sendo pavimentada seja em homenagem a comunidade de descendentes de japoneses, que tem uma de suas sedes da Associação Cultural Nipo-Brasileira de Cuiabá e Várzea Grande instaladas no local. “Mesmo que a decisão da nomenclatura das ruas da Capital é da prefeitura, com a obra está sendo realizada pelo Estado queremos decidir em consenso”, propôs o prefeito.

A proposta foi bem recebida pelos representantes da Associação presentes no evento. “Fomos os primeiros a acreditar no desenvolvimento dessa área, quando aqui não tinha nada”, informou o diretor de comunicação social da Associação, Jaime Okamura. A sede social foi construída há 12 anos, com piscinas, campo de futebol society, quadras de gatebol e salão social. De acordo com presidente, a estimativa é de que na região metropolitana morem cerca de 1,5 mil famílias descendentes de japoneses.

Participaram também da solenidade os secretários de Estado: Terezinha Maggi (Setec) e Alexandre Furlan (Sicme); vereadores de Cuiabá Francisco Vuolo, Elny de Paula e Caio César; o deputado estadual Carlos Brito; presidente da Associação dos Empresários do Distrito Industrial, Jandir Milan; representantes da União Coxiponense de Associação de Moradores (Ucam), Carlito Cruz; prefeito de Água Boa, Maurício Tonhá, funcionários de empresas da região e lideranças de bairros.





Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/340427/visualizar/