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Saúde
Segunda - 09 de Maio de 2005 às 19:04
Por: MÁRCIA ANDREOLA

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O Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP) está implantando a partir desta terça-feira (10.05), a ginástica laboral para todos que trabalham no Centro. A idéia é melhorar a qualidade de vida dos profissionais responsáveis pelos atendimentos de emergência.

Através de contrato com o Sesi, ficou estabelecido que as 150 pessoas que trabalham hoje no Centro, nos serviços de atendimento, rádio-escuta e administração, farão as aulas de ginástica. A primeira está marcada para o dia 10, às 9h20 (horário escolhido por apresentar um menor pico de atendimentos no call center).

A Ginástica Laboral é uma ferramenta usada para a melhoria da saúde física do trabalhador, reduzindo e prevenindo problemas ocupacionais, através de exercícios específicos que são realizados no próprio local de trabalho. A atividade não sobrecarrega nem cansa o funcionário, porque é leve e de curta duração.

Os profissionais que trabalham no Ciosp estão expostos a problemas de postura e estresse, além de lesões por exercícios repetitivos. Para evitar esses e outros problemas, será trabalhada a reeducação postural, principalmente através de noções de ergonomia (forma correta de se sentar e movimentar).

Pequenas mudanças de comportamento no ambiente de trabalham aliviam o estresse, diminuem o sedentarismo, aumentam o ânimo para o trabalho e melhoram o desempenho profissional.

“O trabalho no Ciosp requer muita atenção, o que acarreta um nível alto de tensão, queremos minimizar e até eliminar, se possível, essas tensões acumuladas no trabalho. O programa de ginástica laboral também visa prevenir lesões e doenças por traumas cumulativos, como as LER (Lesões por Esforços Repetitivos) e os DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho)”, explica o coordenador do Ciosp, Marcio Cambahuba.

O Centro Integrado funciona a mais de um ano (desde março de 2004) e é responsável por centralizar, integrar e otimizar as atividades preventivas, repressivas e de atendimento de emergência a população.

O sistema possui recursos tecnológicos como centrais telefônicas com alta capacidade de atendimento simultâneo, equipamentos e terminais ergonômicos (o que agregará valor à ginástica), computadores de última geração e sistema desenvolvido especificamente para o atendimento de ocorrências emergenciais, o Centro Integrado também auxilia os gestores no planejamento e na tomada de decisões nas unidades que integram o sistema segurança pública.

Atualmente o CIOSP reúne os atendimentos de emergência da Polícia Militar (190), Corpo de Bombeiros (193), Disque-Denúncia da Polícia Judiciária Civil (197), e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Corpo de Bombeiros - Samu (193). As ocorrências de Trânsito, o antigo número 194, foram direcionadas para caírem no número 190.

NÚMEROS – Em 2004, o CIOSP recebeu mais de um milhão de chamadas (1. 213.458), que geraram mais de 29 mil ocorrências atendidas. De janeiro a abril deste ano foram atendidas 543.105 ligações.

"Mais do que o atendimento de emergência o serviço oferecido pelo Ciosp é o primeiro contato da vítima com o polícia. Nesse sentido, a ginástica laboral, assim como o treinamento constante de todos é fundamental, na medida em que refletirá num melhor atendimento à população", destaca o coordenador do CIOSP.





Fonte: Assessoria/Sejusp-MT

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