Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 09 de Maio de 2005 às 18:20
Por: Patrícia Neves

    Imprimir


O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e o Ministério das Cidades firmaram nesta segunda-feira um convênio para ampliar a certificação de produtividade e qualidade das obras e serviços prestados pela indústria de construção civil. A iniciativa faz parte do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat, coordenado pelo Ministério das Cidades.

Com a adesão do Inmetro será possível tornar mais rigoroso o processo de avaliação que o governo federal vem desenvolvendo em mais de três mil empresas do setor da construção civil.

Para o diretor de Qualidade do Inmetro, Alfredo Lobo, a parceria é uma forma de elevar o nível de qualidade e produtividade da construção civil brasileira, além de estimular as micro e pequenas empresas a aderirem ao programa.

Em entrevista ao programa Revista Brasil da Rádio Nacional ele afirmou que a formalização do convênio será um processo importante para melhorias das empresas além de certificá-las para possíveis empréstimos. Ele explica que a certificação como uma forma de pré-condição para que elas alcancem financiamentos na Caixa Econômica e no Banco do Brasil nas suas obras.

"O Ministério das Cidades vai estabelecer requisitos normativos, ou seja, requisitos de qualidade que as empresas devem atender, e a idéia é que essas empresas busquem a certificação no Inmetro", explicou. Segundo ele a proposta é de que as empresas procurem o Inmetro certificarem quanto sua qualidade atestando que efetivamente trabalham atendendo essas necessidades de qualidade.

Alfredo Lobo destaca ainda que o acordo é uma forma de dar às empresas a possibilidade de adequar às exigências e programar seus investimentos. Ele destaca que todos saem ganhando com a medida, o cidadão como usuário do sistema habitacional e o país que tem suas empresas mais competitivas gerando emprego e renda.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/340441/visualizar/