Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sábado - 07 de Maio de 2005 às 09:30

    Imprimir


Estadualização das escolas indígenas, curso de formação de professores, construção de escolas e a contratação de pessoal. Estes foram os principais assuntos discutidos entre a secretária de Estado de Educação, Ana Carla Muniz e o Cacique Kaiapó Megaron Txucarramãe.

Acompanhado dos índios Patoit Kayapó, Beptok Kaiapó e Kaukai Kaiapó, o Cacique recorre à Secretaria de Estado de Educação (Seduc), para pedir ajuda na área de educação daquele povo.

"Se município, Estado e o Ministério da Educação (Mec) querem oferecer Educação Indígena tem que levar a sério. Não adianta oferecer aula até a 4ª série e parar deixando o índio com a educação pela metade. Queremos ensino completo, e que possa dar condições do índio ir para a faculdade", reivindicou o chefe maior dos Kaiapó.

O cacique Txucarramãe pediu que a Seduc estadualize as três escolas que atendem os Kaiapó, no município de Colíder (a 650 km de Cuiabá). De acordo com ele, as escolas que são municipais estão abandonadas e não estão recebendo recursos corretamente. "Não sabemos como esse dinheiro é aplicado, já que o município é que recebe as verbas e faz a distribuição", explica.

Ana Carla explicou as lideranças indígenas que uma escola já se encontra em processo de estadualização. "Baseada na documentação entregue pelos índios, já estamos estudando a estadualização da escola Piaraçu. Em aproximadamente 40 dias teremos a resposta", enfatizou ela.

As outras duas escolas - localizadas nas aldeias Metuktire e Kremômô - também poderão fazer parte do quadro estadual explicou a secretária, desde que a comunidade indígena apresente documentos que explicite a intenção de mudança. As escolas atendem cerca de 230 alunos indígenas.

Os índios ainda tiveram da secretária a garantia de reestabelecer o convênio com a Associação do povo Kayapó, para dar continuidade no processo de formação dos professores indígenas. "Estamos apenas no aguardo do relatório prospectivo de previsão de finalização e custos", explicou a secretária.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/340863/visualizar/