Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 06 de Maio de 2005 às 08:12
Por: Clarissa Thomé

    Imprimir


Rio de Janeiro - O atlas deixará de ser um mistério para crianças. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas lançou nesta quinta-feira o "Meu 1.º Atlas", publicação que desvenda conceitos áridos para meninos e meninas de 6 a 10 anos, como legendas, pontos cardeais, coordenadas, escalas, aerofotogrametria. O livro será lançado oficialmente na Bienal do Livro, dia 12, no Riocentro, mas já está disponível na loja virtual do instituto (www.ibge.gov.br), a R$ 25,00.

"Meu 1.º Atlas" conta a história de Júlia e Bebeto, que desenham o caminho de casa para a escola. O desenho vai aos poucos se transformando em mapa, com legendas, proporções. Página a página, as crianças vão construindo o conhecimento necessário para entender os mapas tradicionais, que estão na segunda parte do livro: divisão política do Brasil e do mundo, hidrografia, relevo, clima, temperatura, vegetação.

A preocupação do IBGE é formar os futuros usuários dos atlas, mapas e pesquisas produzidos pelo instituto, explica a coordenadora de projetos especiais, Edna Campello. "Observamos que os adolescentes tinham grande dificuldade na leitura do atlas. Queríamos passar esses conceitos de forma lúdica, agradável", disse.

O "Meu 1.º Atlas" foi testado com crianças da escola Cooperativa Educacional Regional de Jacarepaguá (Cereja). Para a professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense e especialista em cartografia infantil, Tomoko Iyda Paganelli, as crianças vão gostar do atlas. "Os atlas infantis são cópias dos atlas para adultos. Não têm a preocupação de introduzir novos conceitos. Esse é o primeiro com essa preocupação", afirmou Tomoko.

A publicação do IBGE traz encartadas transparências do mapa político - para ser sobreposto aos mapas de relevo, temperatura, clima e vegetação - e de uma rosa-dos-ventos, a fim de que a criança possa localizar-se nos mapas. Além disso, haverá ainda o mapa político do Estado para onde o atlas for vendido, com a divisão dos municípios.




Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/341178/visualizar/