Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 05 de Maio de 2005 às 18:10
Por: Irene Lôbo

    Imprimir


Brasília - O Informe sobre a Malária no Mundo de 2005, divulgado nesta semana aponta um aumento no número de casos da doença no Brasil e diz que a falta de recursos financeiros e humanos, fragilidades técnicas em nível local e a pequena quantidade de informações limitou a cobertura efetiva das intervenções no controle da doença.

No mais completo estudo publicado sobre a situação da doença no mundo, a OMS alerta para o aumento de casos no Brasil, que teria passado de 349.873 em 2002 para 379.551 em 2003, quase 20 mil casos a mais. Segundo o relatório, o Brasil foi responsável em 2002 por aproximadamente 40% do total de caso de malária nas Américas.

A Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), vinculada ao Ministério da Saúde, divulgou nota hoje (05) refutando as críticas da OMS. "A OMS fala com desconhecimento de causa. Não há descontinuidade do programa ou dos recursos aplicados. A OMS não deve conhecer a realidade brasileira para fazer essa análise", diz o texto.

A transmissão de malária no Brasil está concentrada nos nove estados que compõem a Amazônia Legal (Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins), onde são registrados 99,7% dos casos. No ano passado, foram registrados 462.596 casos da doença. Neste ano, o último balanço divulgado pela secretaria aponta o registro de 124.284 casos.

De acordo com a OMS, a malária é responsável por um milhão de mortes por ano em todo o mundo, 80% na África. A Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu a meta de diminuir pela metade o número de mortes causadas pela malária até o ano de 2010.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/341274/visualizar/