Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 05 de Maio de 2005 às 16:44
Por: Coracy Lima

    Imprimir


O prefeito de Rondonópolis, Adilton Domingos Sachetti, recebeu uma comitiva de jornalistas europeus e norte-americanos que visitaram a cidade interessados em conhecer o potencial sócio-econômico local. Os comunicadores internacionais participaram de uma entrevista coletiva com o prefeito depois de assistirem uma palestra sobre os caminhos da produção agropecuária, responsável pelo crescimento de Rondonópolis e Mato Grosso na última década. Num discurso breve Adilton Sachetti mostrou aos jornalistas vindos de diversos países, como Austrália, França e Estados Unidos, que Rondonópolis é uma cidade de oportunidades e de “contrastes muito fortes”. Destacando o potencial da cidade com 51 anos de fundação político-administrativa e cerca de 180 mil habitantes, o prefeito mostrou que o contraste se acentua entre o centro de excelência de qualidade e a camada social que enfrenta grandes dificuldades.

Sachetti defende o investimento na educação como única alternativa capaz de reduzir a distância social. “Esse é o foco maior da nossa administração. Investir na educação é dar oportunidade para as pessoas. Isso é um desafio que temos a superar”, destacou.

O prefeito destacou ainda o crescimento do agronegócio local que vem transformando Rondonópolis no principal pólo de uma série de atividades do gênero e afirmou que a gestão atual está voltada para atrair indústrias para a cidade e, com isso, promover a qualidade de vida da população em geral.

Os jornalistas visitantes questionaram o prefeito Adilton Sachetti sobre a contribuição do Estado no PIB nacional, o futuro de Mato Grosso e Rondonópolis e o sistema educacional e ações sociais desenvolvidas. Sachetti explicou que a produção local representa pouco em relação ao PIB nacional, devido ao “baixíssimo valor agregado”. A expectativa do prefeito com relação ao futuro é pelas transformações. Sachetti aposta nas chances de Rondonópolis se transformar numa cidade fornecedora de serviços, num prazo de cinco a dez anos.

O investimento em saúde e educação, destacou o prefeito, supera as exigências legais. Sachetti comparou que o Orçamento Geral do Município (OGM) prevê um investimento da ordem de 18% na saúde e 28% na educação. A legislação, comentou o prefeito, exige 15% para a saúde e 25% para a educação.

Num prazo de cinco anos, previu Sachetti, Rondonópolis deve se consolidar como pólo educacional, pólo de saúde e uma cidade fornecedora de serviços. “Esse é o destino de Rondonópolis daqui a cinco ou dez anos”, previu. O novo plano diretor em elaboração, acrescentou Sachetti, deve direcionar o crescimento da cidade.





Fonte: Ascom

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/341292/visualizar/