Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 05 de Maio de 2005 às 16:33
Por: Gonzaga Jr.

    Imprimir


Considerado um modelo para as outras dezessete Universidades públicas que desenvolvem projetos de extensão voltados a crianças oriundas de famílias de baixa renda, o projeto Kuratomoto, ação desenvolvida pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), apoiado pelo Instituto Ayrton Senna, retomou suas atividades pelo terceiro ano consecutivo.

Tendo como característica principal a inserção das crianças em atividades complementares de educação, o projeto busca, por meio de práticas esportivas e atividades culturais, incluir socialmente e remover da “situação de risco” crianças e adolescentes de 6 a 17 anos.

A execução do projeto é baseada em quatro eixos: Esporte, com brincadeiras para os menores e como pratica desportiva para os pré-adolescentes; Apoio à escolarização, em parceria com as escolas das comunidades, para melhorar as condições de aprendizagem; Orientação e prevenção à saúde e Artes.

Iniciado em 2003 com 240 crianças, este ano o Kuratomoto está oferecendo 350 vagas. O número poderá duplicar ainda no primeiro semestre de 2005, caso seja consolidadas algumas parcerias. “A Prefeitura de Cáceres está nos oferecendo transporte e ajuda na alimentação em troca da ampliação do atendimento. Estamos estudando a proposta, mas a tendência é fecharmos à parceria”, revela Orozina Cândida de Freitas, coordenadora do projeto.

A ampliação das vagas também irá gerar um aumento no número de bolsistas. O volume que já chegou a dezesseis, este ano, poderá crescer ainda mais. Os bolsistas que irão atuar este ano no projeto foram selecionados em praticamente todos os cursos do Campus da Unemat em Cáceres. Sob a coordenação de duas técnicas especialistas, eles estão encarregados de orientar, monitorar e apoiar as crianças e suas famílias. VAGAS

Mesmo tendo reiniciado as atividades, a coordenação do Kuratomoto comunica que ainda estão disponíveis cerca de oitenta vagas, das quais 30% deverão ser preenchidas por remanescentes do ano passado. “Muitos acabam deixando para última hora, mas iremos preencher todas as vagas”, ressaltou a coordenador do projeto.

Os interessados em participar do Projeto devem se dirigir aos blocos de História e Geografia, diariamente no período vespertino no Campus Universitário Jane Vanini, Cáceres, ou na Pró-reitoria de Extensão e Cultura, localizada na sede administrativa da Unemat. Para se integrarem ao Kuratomoto as crianças devem ser de famílias de baixa renda, estudar em escolas públicas e morar próximo a Unemat.





Fonte: Unemat

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/341294/visualizar/