Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 05 de Maio de 2005 às 14:47

    Imprimir


Cerca de 65% da população do Centro-Oeste já foi contaminada pela hepatite do tipo A, causada pelo consumo de alimentos e de água contaminados. Os dados preliminares da pesquisa, inédita na América Latina, foram divulgados hoje, durante seminário internacional sobre hepatites virais.

O estudo, coordenado pela Universidade de Pernambuco (UPE), foi realizado por uma equipe de especialistas no Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com R$ 3 milhões investidos pelo ministério da Saúde.

O levantamento, previsto para ser concluído em dezembro do próximo ano, será estendido às outras regiões do país a partir de setembro.

De acordo com a médica Leila Beltrão, do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, a pesquisa vai ajudar a implementação de estratégias do governo para prevenir e tratar a doença, que também se manifesta nos tipos B e C, sendo transmitida por meio de relações sexuais, drogas injetáveis e tratamentos cirúrgicos. "A idéia é obter informações sobre a real prevalência da doença, indo de casa em casa, para depois oferecer ao ministério dados precisos, que irão contribuir para prevenção terapêutica e vacinas."

Leila Beltrão disse ainda que muita gente desconhece que tem hepatite, descobrindo somente após exame de sangue, realizado depois que aparecem os sintomas de olhos amarelados, mal estar e febre.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/341318/visualizar/