Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 04 de Maio de 2005 às 16:25
Por: Benedito Mendonça

    Imprimir


Brasília - O secretário de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Francisco das Chagas, disse hoje que entre os programas que o MEC desenvolve na gestão da educação pública no país, um deles é o Programa de Apoio dos Dirigentes Municipais de Educação (Pradime). "Este programa retoma o antigo Programa de Apoio aos Secretários Municipais de Educação (Prasem), que já foi desenvolvido com os secretários municipais, e deve ter início em agosto deste ano".

Chagas participou da abertura do 10º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação. Segundo ele, o objetivo do ministério com o programa é abrir o diálogo com os secretários e promover discussões pedagógicas, de gestão pública e também de financiamento da educação. "Nós temos 70% dos secretários que estão assumindo pela primeira vez. Temos muitos problemas que são gerados na área da educação e que é importante que os secretários tenham condições de trabalhar com eles", observou.

A idéia do MEC, disse Chagas, é desenvolver um piloto do Pradime nos municípios de Goiás, em julho. Posteriormente, os trabalhos seguirão um calendário. Na sua opinião, o Prodime se diferencia do Prasem porque o programa anterior estava em uma realidade diferenciada da atual. "Hoje, colocamos a educação como sistêmica. Ou seja, não estamos discutindo um foco na educação. Queremos desenvolver a educação desde a educação infantil até a universidade", explicou.

Em segundo lugar, assinalou Chagas, o MEC está discutindo o novo padrão de financiamento com a proposta de Fundo de Manutenção e de Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Por último, acrescentou, o ministério está construindo programas de gestão tanto para os Conselhos Municipais de Educação quanto para os Conselhos Escolares que no outro momento não foi feito.

De acordo com o MEC, o Pradime é realizado em parceria com a Undime e será desenvolvido em duas linhas de ação: uma presencial, com palestras e oficinas; e outra à distância, com a utilização de ambiente virtual para o aprofundamento de temas em textos e exercícios, troca de experiências e informações a respeito da legislação educacional, das normas e procedimentos da administração pública e de programas governamentais para o atendimento da educação básica.

Mais de mil especialistas em educação de todo o país participam do 10º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação. O evento, realizado pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), vai até sexta-feira (6) e tem como tema a Educação Pública de Qualidade, Direito de Todos.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/341578/visualizar/