Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 29 de Abril de 2005 às 09:25

    Imprimir


Até o dia 6 de maio, todos os idosos com mais de 60 anos devem procurar a unidade de saúde mais próxima e se imunizarem contra o vírus da gripe. Na quarta-feira (27), o secretário municipal de saúde, Aray Carlos da Fonseca Filho, abriu a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, em Cuiabá.

O evento aconteceu no Projeto de Atenção à Saúde do Idoso (PASI), anexo à Policlínica do Planalto. No local são beneficiados mais de 750 idosos, sendo considerado uma referência em assistência. Posteriormente, o Centro de Convivência Drª. Maria Ignês França Auad sediou uma mobilização complementar da campanha.

Em parceria com o Governo do Estado, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai disponibilizar para este ano aproximadamente 31 mil doses de vacina contra o vírus da gripe. Para o secretário, dentro das metas de gestão está a melhoria na qualidade de atendimento, como também a humanização dos serviços prestados. “Neste contexto, campanhas como estas além dos materiais necessários é preciso o envolvimento de todos os elos da sociedade, desde médicos, familiares e amigos”.

A quantidade de vacinas disponíveis é baseada pela população de pessoas com mais de 60 de idade divulgados pelo IBGE. De acordo com o Ministério da Saúde, a meta é imunizar 70%. Segundo Fonseca, os técnicos da saúde estão empenhados em superar a meta estabelecida e vacinar 100% dos idosos. Serão 65 postos de vacina, entre policlínicas, unidades básicas e programa saúde da família. Próximo ao Hospital Geral, no Centro de Referência de Imuno Biológicas Especiais (CRIE) será instalado um posto avançado de vacinação.

Dados da Vigilância Epidemiológica revelam que no ano passado 28.990 idosos foram vacinados, atingindo 99,1% da população. “Por isso, não vamos medir esforços para imunizar 100% dos nossos velhinhos, garantindo a eles um inverno tranqüilo sem o risco do vírus da gripe”, avaliou Aray Fonseca.

Em nível nacional, a campanha iniciou no dia 25. O dia ‘D’ será no sábado (dia 30). O secretário explica que a escolha do dia é estratégica devido as dificuldade de alguns idosos. “Neste dia, os idosos com problemas de locomoção poderão ser encaminhados à unidade de saúde pelos seus familiares ou responsáveis, que trabalham durante a semana”, sublinhou.





Fonte: Redação/PMC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/342710/visualizar/