Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 29 de Abril de 2005 às 09:23

    Imprimir


O prefeito de Rondonópolis, Adilton Domingos Sachetti, decidiu contemplar a população da região Salmen com a segunda edição do Mutirão Construindo Cidadania, idealizado como alternativa de levar os serviços públicos para os bairros e trabalhar em conjunto com a comunidade nas ações que visam promover a melhoria de qualidade de vida para os moradores dos bairros.

O segundo mutirão concentra todas as ações em prol daquelas comunidades no dia 21 de maio. Os serviços urbanos desenvolvidos pela Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder) já foram iniciados.

Dessa vez o Mutirão beneficiará a comunidade da vila Mamed e São Paulo, Jardim Estrela Dalva, Jardim Alvorada, Morumbi e Rosaly, residencial Acácia, Cidade Salmen, vila Romana, Jardim Oásis e Paineiras, Vila Olinda, Parque Universitário, Tancredo Neves, residencial Ana Carla e Pedra 90. A segunda etapa da região deve ser contemplada numa próxima ação da municipalidade.

As equipes da Coder, afirmou o prefeito, começaram a atuar na região na semana passada, realizando serviços de recuperação das vias públicas, recuperação de pontos de ônibus, limpeza das ruas e áreas públicas, retirada de entulhos e podas de árvores, além de outros.

Adilton Sachetti deu início ao Projeto Mutirão da Cidadania visando abrir um canal de ligação entre o Poder Executivo e a população de Rondonópolis. A partir daí, defende Adilton Sachetti, a meta é desenvolver uma série de ações em conjunto com a comunidade que possam resultar em melhoria de qualidade de vida para as famílias rondonopolitanas.

Além das obras e serviços de infra-estrutura, as comunidades contempladas com o Mutirão recebem inúmeros outros serviços públicos. Na primeira etapa da região Salmen essas ações serão desenvolvidas de forma concentrada no dia 21 de maio. A Secretaria de Saúde deverá disponibilizar novamente o serviço de prevenção da saúde bucal, colocando o odontomóvel à disposição da população.

O setor de saúde pública participa também com a coleta de sangue para o exame de HIV; distribuição de preservativos masculinos e femininos; distribuição de panfletos educativos e os diversos programas de saúde da criança, DST/Aids, hanseníase e tuberculose, adolescente e jovem, saúde mental, tabagismo, idoso, atividade física, saúde da mulher, triagem neonatal, saúde no trânsito, hipertensão e diabetes, saúde do índio e vigilância alimentar e nutricional; avaliação nutricional; aferição da pressão arterial; banco de sangue; exame de glicemia capilar; teste de sensibilização para hanseníase; dinâmica de exercícios de alongamento; vacinas (hepatite B, febre amarela, dupla viral); cadastramento do cartão do usuário do SUS; avaliação do Índice de Massa Corpórea (IMC); avaliação do sintomático para tuberculose; controle da dengue com levantamento de focos, tratamento de reservatórios de água e distribuição de panfletos educativos; distribuição de anticoncepcional; e vacinação antirábica.

A Secretaria de Ação Social, comandada pela gestora Rose Sachetti, deve garantir atendimento à população, junto com o Projeto de Transformação Visual desenvolvido por alunos e instrutores dos cursos do Programa de Geração de Renda Alternativa. A previsão é atender a comunidade da região com corte de cabelo e outros.

A Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer pretende desenvolver novamente atividades voltadas para o entretenimento dos moradores da região, como as brincadeiras de estafetas corre-cotia, queimada, peteca, jogo de betia e malha, além de jogos de futebol de campo e de salão (futsal). As demais secretarias, autarquias e departamentos da prefeitura atuam no mutirão, levando serviços, informações e orientações para a comunidade.

O Mutirão Construindo Cidadania deverá contemplar todas as regiões do Município, ao longo do ano. O assessor de Comunicação da prefeitura, Gino Rondon, destacou que o projeto contou na primeira edição com a parceria da Polícia Civil (PC), Polícia Militar (PM), Polícia Federal (PF), Corpo de Bombeiros (CB) Ong Viva a Vida, outros setores do Governo do Estado , Ministério do Trabalho e o 18º Grupo de Artilharia e Campanha (18º GAC). A expectativa é que essas parcerias se repitam na região Salmen e as demais edições do projeto, em outras regiões do Município.





Fonte: Agência de Notícias/Assessoria da Prefeitura

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/342712/visualizar/