Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 27 de Abril de 2005 às 20:04
Por: Patrícia Neves

    Imprimir


Cerca de 300 idosos compareceram na manhã desta quarta-feira (27), à Policlínica do Planalto, na Avenida dos Trabalhadores, em Cuiabá, para participar da abertura oficial da Campanha de Vacinação do Idoso. O evento é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá e tem por objetivo vacinar contra a gripe a 157 mil idosos em todo o Estado de Mato Grosso. Na capital a meta é conseguir imunizar 30 mil idosos e em Várzea Grande o objetivo é atingir a marca de 15 mil idosos vacinados.

O superintendente de Saúde Coletiva (Susac) da Secretaria, Luis Fernando Rogério, que foi à abertura da campanha representando o secretário de Estado de Saúde, Marcos Henrique Machado, ressaltou a importância da vacina para os idosos. "Esperamos que essa campanha tenha o mesmo êxito da campanha do ano passado quando Mato Grosso superou a cobertura vacinal estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de 70%. Atingimos 97,3 por cento na ocasião. A parceria com o município é importante pelo fato da capital ter um grande número populacional de idosos em relação a outros municípios do Estado e pretendemos repetir os índices do ano passado", afirmou.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Saúde, Beatriz Alves de Castro, informou que a campanha vai até o dia 03 de maio. "No dia 30 de abril teremos o Dia D da campanha, quando faremos um esforço concentrado para alcançar o maior número de público. Até o dia 03 de maio, no entanto, os idosos poderão procurar os Postos e as Unidades Básicas de Saúde onde poderão ser vacinados", anunciou.

Uma das vantagens da vacina dos idosos é que ela pode ser ministrada mesmo em casos de recuperação e tratamento de doenças. O secretário municipal de Saúde, Aray Carlos da Fonseca Filho, explicou que "a vacina é para quem está em tratamento de saúde, também. Idosos que tenham pressão alta, diabetes, e até mesmo que esteja em tratamento de quimioterapia oncológica, devem vir tomar a vacina. Ela tem mais de 90 por cento de eficácia e não causa nenhum risco para a saúde, mesmo para os que estão em tratamento".

Ele disse que a Secretaria Municipal de Saúde vai colocar nas ruas equipes móveis que visitarão os idosos nos bairros onde residem para que nenhum deles fique sem receber a vacina. E avisou que "se o tempo continuar ajudando como está fazendo até aqui vamos estender a campanha por mais uma semana". Aray Carlos aplicou as primeiras vacinas em idosos, abrindo oficialmente a campanha. Os idosos podem procurar a vacina nas policlínicas e nos postos de Saúde do município para serem imunizados.

O diretor de Vigilância, Saúde e Ambiente da Secretaria Municipal de Saúde, Gerson Blatt, que coordena a campanha, comentou que a "população já assimilou que a vacina é anual e sempre comparece em peso à campanha. No ano passado a cobertura foi de 90 por cento. Esse ano queremos ultrapassar essa marca".

A campanha foi vista como positiva mesmo por quem defende os direitos dos idosos. A presidente do Conselho Municipal do Direito e Defesa da Pessoa Idosa, Anita Caporossi, 70 anos, considerou a campanha um avanço social. "A ação está sendo desenvolvida sem levar em conta as cores partidárias. Uma Secretaria do governo de um partido entra em parceria com o município, que é administrado pelo o prefeito de outro partido, para cuidar das necessidades dos idosos. Isso é um avanço político e social sem consideração de cores partidárias", reconheceu Anita. Ela disse que o país precisa de mais pessoas com essa mentalidade. "O Brasil está se tornando um país de velhos, com 32 milhões de idosos nas ruas. Eles precisam de prevenção e proteção para sua saúde de modo a não onerar ainda mais os cofres do Estado", preveniu.

IDOSOS – Os idosos também demonstraram satisfação com o fato de poderem contar com a vacina contra a gripe. Maronita Lima de Souza, 61 anos, mora no bairro Novo Horizonte e veio até a Policlínica do Planalto para tomar a vacina. "É uma providencia muito boa para nós, idosos, porque ficamos protegidos contra a gripe que nos causa tanto sofrimento", comentou. Maronita Lima de Souza foi a primeira idosa a receber a vacina e foi imunizada pelo próprio secretário municipal de Saúde, Aray Carlos.

A segunda idosa a receber a vacina, ministrada pelo secretário Aray Carlos da Fonseca Filho foi Manoela Martins da Silva, 66 anos, que reside no bairro São Carlos. Ela também declarou que a vacina é uma proteção para os idosos. "Eu sempre contraía gripes e uma vez, por conta disso, acabei tendo que lutar contra uma pneumonia. Desde que comecei a tomar a vacina, há uns dois anos, não tenho tido problemas com gripes. É uma proteção, realmente", concluiu.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/343068/visualizar/