Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 27 de Abril de 2005 às 14:38

    Imprimir


Pessoas que sofem com a chamada febre do feno, uma alergia comum na primavera, quando as flores desabrocham, podem se beneficiar com a hipnose, de acordo com pesquisadores da Universidade da Basiléia, na Suíça.

Uma equipe de pesquisadores da universidade ensinou a arte da hipnose a 66 pessoas com febre do feno e descobriu que ela ajudou a aliviar sintomas, como nariz escorrendo.

Os voluntários também tomaram seus remédios habituais para febre do feno, mas os efeitos da hipnose pareceram se somar ao efeito dos remédios, e reduzir as doses necessárias.

As conclusões foram publicadas no jornal médico Psychotherapy and Psychosomatics.

Remédios

O estudo se estendeu por dois anos e incluiu duas temporadas de febre do feno.

Durante o primeiro ano, alguns dos voluntários com febre do feno receberam lições sobre hipnose. Os pesquisadores pediram que essas pessoas praticassem a hipnose regularmente e continuassem a tomar seus remédios.

O treinamento de hipnose consistiu de uma sessão de duas horas com um especialista.

Os outros voluntários não receberam nenhum outro treinamento, e apenas tomaram seus remédios habituais.

Depois de um ano, os pesquisadores descobriram que os voluntários que usaram hipnose tinham menos sintomas de febre do feno do que os outros voluntários.

Embora a melhora nos sintomas não tenha sido estatisticamente significativa, os pesquisadores descobriram que os voluntários tinham diminuído a quantidade de medicamentos que usavam depois da hipnose.

O professor Wolf Langewitz e sua equipe também testaram os voluntários em laboratório para ver quais efeitos a hipnose tinha sobre seus corpos.

Os cientistas concluíram que a hipnose estava ajudando a melhorar o fluxo de ar no nariz, mesmo quando os voluntários foram expostos a fontes de febre do feno, como pólem e grama.

Langewitz desconfia que a hipnose possa funcionar alterando o fluxo de sangue e ajudando a aliviar a congestão que ocorre no nariz com a febre do feno.

Uma porta-voz da organização Allergy UK disse que já ouviu falar de casos de aplicação de hipnose a pessoas que sofrem de febre do feno.

Mas, segundo ela, a organização não pode recomendar nenhum tratamento que não tenha sido profundamente investigado e seja apoiado por fortes provas científicas.





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/343148/visualizar/