Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 27 de Abril de 2005 às 08:21

    Imprimir


Pela primeira vez, pesquisadores da Universidade Stanford, nos EUA, transformaram as células-tronco retiradas do cérebro em produtoras de insulina. A descoberta pode abrir caminho para novos tratamentos do diabetes tipo 1, que afeta principalmente crianças e jovens.

Em laboratório, os cientistas, liderados pelo biólogo molecular Seung K. Kim, induziram células-tronco que originalmente se diferenciariam em neurônios a se desenvolverem como células pancreáticas produtoras de insulina. Depois eles implantaram as células obtidas no fígado de camundongos e constataram que o novo tecido começou a produzir insulina.

Segundo o artigo publicado no site Plos Medicine (www.plosmedicine.org), a quantidade de insulina produzida ainda não é suficiente para o tratamento de pacientes diabéticos, mas trata-se de um passo importante para o desenvolvimento de uma terapia.

Diabetes tipo 1

Nesse tipo de diabetes, o pâncreas é incapaz de produzir a insulina, hormônio que regula a quantidade de açúcar no sangue, o que força o paciente a ser dependente de injeções da substância. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 150 milhões de pessoas no mundo, especialmente crianças e adolescente, sofrem com a doença.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/343222/visualizar/