Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 25 de Abril de 2005 às 15:15
Por: CARLOS MARTINS

    Imprimir


Poxoréo, MT - A Escola Agropecuária “Cidade dos Meninos”, localizada em Poxoréo (251 km ao Sul de Cuiabá), poderá ser estadualizada. Isso permitiria a formalização de convênios com o Governo do Estado como o de merenda e transporte escolar. Com recursos para o transporte, mais alunos de outras cidades da região poderiam se deslocar até a Escola que, além do curso profissionalizante, também oferece o Ensino Médio. A idéia surgiu durante visita do governador Blairo Maggi e várias autoridades no domingo à tarde (24.04). A visita foi feita antes de o governador comparecer a 4° Feira Agropecuária de Poxoréo e ao 3° Encontro de Violeiros.

A instituição foi criada em 1995 e é mantida com recursos vindo da Europa, principalmente de fundações como a Fondazione Giuseppe Tovini (da Itália). Em maio do ano passado foi inaugurado o novo complexo que inclui, ainda, um Ginásio de Esportes. Acompanhado da presidente do Lar do Menino Jesus (mantenedora da instituição), doutora Edvige Darri, e da diretora da Escola, professora Isabel Silva de Oliveira, Maggi e a primeira-dama e secretária do Trabalho, Emprego e Cidadania, Terezinha Maggi, visitaram salas de laboratórios de informática e de pesquisas voltadas à agricultura, Biblioteca, auditórios, cozinha, refeitório e também o ginásio esportivo.

Atualmente estudam na escola 120 alunos. A maioria é de Poxoréu, mas a instituição recebe também alunos de Primavera do Leste, Paranatinga, Jaciara e Dom Aquino. Maggi disse que o processo de transformação da escola em estadual, pode estar concluído em 30 dias. A estadualização não interfere na administração da escola, que continua privada, mas permitiria que a Cidade dos Meninos recebesse apoio do Governo do Estado já que a instituição é muito importante na formação de técnicos agropecuários.

O processo seria nos mesmo moldes do que ocorreu com a Escola Sagrado Coração de Jesus, de Rondonópolis, que continua administrada pelas irmãs. “O Estado ficaria responsável pelos recursos humanos, manutenção e também pelo material pedagógico”, explicou a secretaria de Estado de Educação, Ana Carla Muniz. Nos próximos dias a direção da Escola Agropecuária “Cidade dos Meninos” iniciará os contatos com a Seduc para definir se o processo será concretizado.

Também acompanharam a visita à escola as seguintes autoridades: o prefeito de Poxoréo, Antonio Rodrigues da Silva, o senador Jonas Pinheiro e a deputado federal Celcita Pinheiro, o deputado federal Welinton Fagundes (PL) o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Silval Barbosa, o deputado José Carlos do Pátio; o prefeito de Itiquira, Ondanir Bortolini (PFL), o Nininho; mais os secretários Lourembergue Nunes Rocha (Ação Política), que é natural da cidade onde já foi prefeito; Ana Carla Muniz (Educação); e o ex-prefeito de Rondonópolis Percival Muniz.





Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/343597/visualizar/