Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 22 de Abril de 2005 às 17:20
Por: Ailton Segura

    Imprimir


Os pais da estudante Débora Rezende tiveram que ser rigorosos na noite de segunda-feira (18). Já era de madrugada, quando a mandaram ir para a cama e encerrar a conversa para poderem dormir. Débora é uma das 14 participantes do Projeto Educom.rário, da cidade Alta Floresta, município da região Amazônica situado no extremo-norte de Mato Grosso. Ela estava eufórica após ter tomado contato com a produção radiofônica, durante a instalação dos equipamentos na Escola Estadual Jaime Veríssimo de Campos.

Assim como ela, o comportamento dos seus colegas Adriano, Robson e Giovane não foi diferente. Eles chegaram na escola na madrugada de terça-feira (19). Ansiosos, às 6h30 já esperavam no portão da escola, no bairro Cidade Alta para a segunda etapa da capacitação que só iria começar às 7h30. "Nós não agüentamos esperar, acordamos e viemos para a escola". O gravador de mão, o primeiro programa radiofônico, pré-requisito para começar a operar o equipamento de rádio do projeto, composto de uma mesa de som, um transmissor e duas caixas receptoras.

Os equipamentos estão sendo entregues nesta semana nos municípios de Alta Floresta e Guarantã do Norte, com a presença de uma das articuladoras do Projeto Educom.radio.centro-oeste, professora Maria Elisa Soares da Superintendência de Ensino e Currículo/Ensino Médio da Seduc, procedidos por mais uma etapa de capacitação, um curso de 16h, que visa a ensinar os alunos a trabalhar com a linguagem radiofônica, elaborar o planejamento da rádio e operar os equipamentos. Em Guarantã a capacitação começa nesta quarta-feira (20) e vai até o final de semana.

O projeto é uma parceria do MEC (Ministério de Educação e Cultura), Núcleo de Comunicação e Educação da USP (Universidade de São Paulo) e Unesco. Ela faz parte de um projeto piloto denominado Educom Centro Oeste, que contempla 60 escolas dos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.

O Educom vem sendo desenvolvido no Estado, a partir da Secretaria de Educação, há pelo menos um ano e meio; e agora se encontra na fase de instalação dos equipamentos nas escolas para a implantação das rádios. Até chegar a esta fase os professores passaram por capacitações presenciais e à distância. Nestas capacitações eles desenvolveram trabalhos com a finalidade de compreender os processos "educomunicacionais", que integram as aptidões da educação com as das comunicações.

"Nós conseguimos reunir cerca de 60 pessoas interessadas no projeto e começamos as reuniões". Sem o equipamento os alunos foram se formando e dispersando e ficaram só estes aqui. A vantagem foi que neste tempo mais um professor agregou-se ao projeto, Miguel Julio Lorin, recém-chegado do Paraná e que desenvolve um trabalho de musicalização da sua matéria que é Geografia. "Agora, com a rádio funcionando acreditamos que o projeto tomará um novo impulso na escola", disseram as professoras Rosely e Rozani, de Alta Floresta, responsáveis na escola pela implantação do projeto. "A rádio terá capacidade para atender todos os professores, elaborando programas didáticos ou não que contribuirão com o processo educacional", dizem as professoras.

Elas já estão envolvidas com os alunos para elaboração de três programas, o primeiro apresentando a Rádio Mania, como será chamada a emissora, à comunidade escolar; o segundo visando marcar os 10 anos de funcionamento da escola; e um terceiro que irá agregar todas as festividades de comemoração dos 29 anos de Alta Floresta.

O Educomrádio está sendo implantado nos municípios nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Barra do Garças, Cáceres, Barra do Bugres, Tangará da Serra, Vila Bela da Santíssima Trindade, Confresa, Colniza, Alta Floresta, Guarantã do Norte, São Félix do Araguaia e na reserva indígena de Sangradouro.





Fonte: Seduc-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/344132/visualizar/